26 Julho 2012

A Amnistia Internacional Portugal recomenda o projeto “Shadow of the Condor”, do premiado fotógrafo português João Pina, que depende de donativos particulares para se concretizar. Se tal acontecer, este será o primeiro arquivo visual do que aconteceu na ‘Operação Condor’, levada a cabo nos anos 70 em seis países da América Latina. Porque é importante conhecer a história, para que esta nunca mais se repita.

João Pina iniciou este projeto em 2005, com o objetivo de documentar o enorme impacto da ‘Operação Condor’ nos sobreviventes e nos familiares das milhares de vítimas. Tudo aconteceu nos anos 70, quando os serviços de informações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai criaram o plano que visava eliminar opositores políticos. Foi marcado por desaparecimentos forçados, torturas e execuções extrajudiciais.

O “Shadow of the Condor” está a ser realizado em três fases. As duas primeiras estão concluídas, graças aos donativos particulares realizados através do site www.emphas.is. Mas falta agora a última peça deste ‘puzzle’. Temos apenas 16 dias para financiar este projeto e garantir que estas violações dos direitos humanos não serão esquecidas.

A campanha de publicidade associada ao “Shadow of the Condor” foi criada por Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, da Fuel Lisboa, a mesma agência responsável pela multipremiada campanha “Mugshots”, criada para a Amnistia Internacional Portugal, que podem ver aqui.

 

 

Artigos Relacionados