10 Novembro 2014

A ReAJ-Rede de Ação Jovem da Amnistia Internacional Portugal leva esta tarde de terça-feira, 11 de novembro, ao Cais do Sodré, uma ação da Maratona de Cartas, a grande campanha anual e global da organização de direitos humanos que mobiliza para a defesa daqueles que veem as suas liberdades fundamentais serem desrespeitadas em várias partes do mundo.

Pelas mãos dos jovens ativistas da Amnistia Internacional será possível assinar as petições dos quatro casos trabalhados este ano em Portugal na Maratona de Cartas, além de descobrir melhor e integrar o movimento mundial da organização, que conta com sete milhões de membros, apoiantes e ativistas no mundo inteiro.

Este evento da ReAJ marca também o arranque do site da Amnistia Portugal dedicado à Maratona de Cartas, que só em 2013 envolveu dois milhões e meio de pessoas a nível global, mais de 96 mil em Portugal. A ação, que decorre entre as 13h00 e as 18h00, na plataforma de comboios do Cais do Sodré, conta ainda com uma demonstração da “bateria de música, bateria de dor”, um kit de percussão fruto da conceção da Agência de Publicidade Leo Burnett, com desenho e construção de Rui Pina.

Despois de uma performance inaugural no Chiado, e viagens a Viana do Castelo e a Viseu, a “bateria da música e da dor”, montada com objetos do quotidiano que são usados em práticas de tortura, regressa agora a Lisboa para esta ação da ReAJ, onde será tocada pelo músico Guilherme Leal, dos PuntzkaPuntz.