É já no dia 24 de maio que poderá ficar a conhecer a história de mulheres africanas líderes em diferentes áreas e também de mulheres comuns que se esforçam por vencer as lutas do dia-a-dia em vários países de África. O documentário “Mulheres Africanas – A Rede Invisível”será exibido na véspera do Dia de África, no Ciclo de Cinema “Cine-ONU / Direitos e Desenvolvimento”.
“O que Martin Luther King, Mandela e Ghandi fizeram é exatamente o que muitas mulheres fazem todos os dias nas suas comunidades. Isso também devia ser comemorado”, afirma no documentário Leymah Gbowee, ativista africana e vencedora do Prémio Nobel da Paz.
A exibição do documentário “Mulheres Africanas – A Rede Invisível” tem lugar às 18h30 na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e é uma iniciativa conjunta entre a Plataforma Portuguesa das ONGD, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP).
A sessão será antecedida por duas conferências organizadas pelo CEAUP: O lugar das Mulheres nas Literaturas de África em PortuguêsÂÂ (14h30) e ‘Out of Africa’? Arte moderna e contemporânea ‘em e de’ África (e ‘no e do feminino’)(17h). A entrada é livre, sujeita a marcação através do email info@plataformaongd.pt.