Esta petição foi encerrada.
Mais de 3.000 pessoas assinaram esta petição. Muito obrigada pela vossa ação.
Em baixo, pode recordar o apelo da Amnistia Internacional.
ver petições ativasAnna e Vira são as responsáveis por uma organização que oferece apoio a pessoas LGBTI na Ucrânia. Contudo, elas e os restantes elementos da organização enfrentam grandes riscos pelo trabalho que desenvolvem, nomeadamente os ataques por parte de grupos homofóbicos e a inação das autoridades para responsabilizar os envolvidos. Chegou o momento de exigir justiça.
Anna Sharyhina e Vira Chernygina fundaram a ONG Sphere e criaram um espaço seguro para mulheres e pessoas LGBTI, num país onde são frequentemente atacadas e perseguidas pela sua identidade. Ainda assim, apesar dos desafios, em 2019 conseguiram organizar a primeira marcha do orgulho LGBTI na cidade de Carcóvia (Kharkiv), a segunda maior cidade da Ucrânia, mobilizando mais de 3.000 pessoas.
Mas a ONG Sphere tem sofrido inúmeros ataques discriminatórios devido ao seu trabalho. Desde 2017, a organização já foi alvo de quase 30 ataques por parte de grupo homofóbicos (já partiram janelas, urinaram no edifício, colocaram fezes nos puxadores das portas, interromperam eventos e intimidaram elementos da equipa, que simplesmente apoiavam a comunidade LGBTI na Ucrânia). Anna e Vira já denunciaram estes grupos às autoridades mas, até ao momento, ainda ninguém foi responsabilizado.
Um dos ataques mais recentes ilustra exatamente os riscos que enfrentam. Durante a marcha do orgulho LGBTI de 2019, a polícia não só não protegeu quem participava como, em vez disso, juntou-se aos abusos homofóbicos que se registaram. Anna e Vira dizem que esta inação policial perante os ataques constantes deixou a Sphere e os seus apoiantes num permanente estado de medo.
“Quero que quem nos atacou seja responsabilizado de acordo com a lei.”
Anna Sharyhina
Apesar da Ucrânia ser considerada como um dos países pós-soviéticos mais progressistas no que concerne aos direitos LGBTI, a verdade é que ainda não é suficiente. Sobretudo se considerarmos o aumento dos crimes de ódio em todo o território. É por isso que é importante atuarmos. Junte o seu nome a este apelo e, juntos, vamos pressionar o ministro da Administração Interna na Ucrânia a investigar e a responsabilizar todos os envolvidos nestes ataques discriminatórios.
Todas as assinaturas serão entregues pela Amnistia Internacional.
Texto da carta a enviar
Caro ministro,
Sr. Denys Monastyrsky
A ONG Sphere, em Carcóvia, é uma das mais antigas ONG sobre direitos LGBTI e direitos das mulheres na Ucrânia. Mas, devido à proliferação de grupos de ódio que atacam pessoas LGBTI pelo país, a Sphere tem enfrentado dezenas de ataques. Estes incluem ataques físicos, destruição de propriedade e cânticos homofóbicos contra os seus apoiantes.
Apelo a que garanta que os ataques contra a Sphere – incluindo o ódio como motivo – são investigados, e que todos os envolvidos são responsabilizados.
A Ucrânia deve continuar a desenvolver-se com base nos recentes progressos feitos na área dos direitos LGBTI e pôr um ponto final na impunidade aos crimes de ódio.
Atentamente,
Letter content
Dear Minister,
Mr. Denys Monastyrsky
Sphere NGO in Kharkiv is one of the oldest LGBTI and women’s rights NGOs in Ukraine. But as groups targeting LGBTI people have proliferated across the country, Sphere has endured dozens of discriminatory attacks. These include physical attacks, destruction of their property and homophobic chants hurled at supporters.
I urge you to ensure that the attacks on Sphere – including the hate motive – are investigated, and those responsible are held to account in fair trials.
Ukraine must build on its recent progress on LGBTI rights and end impunity for hate crimes.
Yours sincerely,