Nasser Zefzafi vivia uma vida pacífica com a sua família na região do Rif, no norte de Marrocos. Uma região conhecida pelas várias dificuldades que perduram há décadas, nomeadamente no que diz respeito a acesso a cuidados médicos, educação, acessibilidades ao resto do país e oportunidades de emprego, e pela marginalização de que tem sido alvo pelos sucessivos governos de Marrocos. Por exemplo, após um terramoto ter destruído a maior parte da cidade de Al Hoceima em 2004, o governo apenas iniciou o plano de reconstrução mais de 10 anos depois.
Em outubro de 2016, a morte de um vendedor de peixe, esmagado por um camião do lixo quando tentava recuperar o peixe que lhe foi confiscado pelas autoridades, motivou e inspirou várias manifestações pacíficas na cidade de Nasser. Milhões de pessoas ocuparam as ruas de forma pacífica para expressarem a sua tristeza e frustração. Estavam fartas e exigiam mudanças por parte das autoridades marroquinas.
Decididos a transformar esse descontentamento e tristeza em ação, criaram o movimento Hirak El-Rif e Nasser, um homem crente na justiça e igualdade, tornou-se numa das suas figuras principais.
Nos meses que se seguiram, as forças de segurança marroquinas prenderam centenas de manifestantes. No dia 29 de maio de 2017, Nasser foi detido por interromper um sermão numa mesquita e de ter acusado o Imã (líder religioso do Islão) de agir como porta-voz das autoridades marroquinas. Enquanto estava sob custódia da polícia, Nasser foi torturado e maltratado e, no dia 27 de junho de 2018, foi condenado a 20 anos de prisão, apenas por manifestar a sua opinião. Foi mantido em regime de solitária até 31 de agosto de 2018.
Obrigado a viver em condições absolutamente terríveis na prisão, a saúde de Nasser deteriorou-se significativamente e tem sofrido dificuldades respiratórias, nevralgia e problemas de visão. Para piorar, as autoridades têm-lhe negado os cuidados médicos de que necessita.
Juntos, vamos pressionar as autoridades marroquinas para que Nasser Zefzafi seja libertado. Junte o seu nome a este apelo.
Todas as assinaturas serão enviadas pela Amnistia Internacional.
Texto da carta a enviar
Excelência,
Apelo a que liberte imediata e incondicionalmente Nasser Zefzafi e que anule a condenação injusta de que foi alvo, dado que foi preso apenas por exercer o seu direito à manifestação.
Neste momento, Nasser vive em condições terríveis e que lhe provocam a deterioração do seu estado de saúde. Sofre de várias condições médicas, que incluem problemas respiratórios, nevralgia e problemas de visão.
As autoridades da prisão têm lhe negado os cuidados médicos de que necessita. Até à sua libertação, apelo a que garanta que Nasser não é vítima de tortura e outros maus tratos, e que tem acesso aos cuidados médicos de que necessita na prisão.
Atentamente,
Letter content
Your Excellency,
I call on you to immediately and unconditionally release protest leader Nasser Zefzafi and quash his unfair conviction, as he is imprisoned for exercising his right to protest.
Nasser is being held in terrible conditions, causing his health to deteriorate significantly. He is suffering from health conditions including respiratory and eyesight problems and nerve pain.
The prison authorities have denied him the medical care he needs. Pending his release, please ensure that Nasser is protected from torture and other ill-treatment and that he has access to adequate healthcare in prison.
Yours sincerely,