O advogado ambientalista Dang Dinh Bach dedica a sua vida a proteger as pessoas no Vietname da poluição e da crise climática. A 24 de junho de 2021, foi detido por alegada evasão fiscal, uma tática utilizada pelas autoridades para silenciar os ativistas ambientais. Foi condenado a cinco anos de prisão. Assine a petição e apele ao Vietname para que liberte Bach imediatamente.
Qual é o problema?
Dang Dinh Bach preocupa-se profundamente com a saúde e o bem-estar das pessoas no Vietname. A sua organização, o Centro de Investigação sobre Direito e Política do Desenvolvimento Sustentável (LPSD), realiza um trabalho importante de apoio às comunidades ameaçadas por poderosos interesses económicos e políticos. O LPSD ajuda-as a compreender os seus direitos e capacita-as para protegerem os seus meios de subsistência.
A 24 de junho de 2021, Bach foi detido. O seu filho recém-nascido tinha apenas duas semanas de vida. Bach foi enviado para a prisão e a LPSD foi forçada a fechar.
Bach foi acusado de “evasão fiscal” e posteriormente condenado a cinco anos de prisão após um julgamento que os peritos da ONU consideraram injusto. O tribunal recusou-se a ouvir a sua defesa e o procurador não apresentou provas.
Bach deveria estar a continuar o seu trabalho de apoio às comunidades com as quais se preocupa tão profundamente. Em vez disso, está preso e é obrigado a suportar as más condições da prisão. A sua saúde deteriorou-se. Tem sido assediado pelos guardas prisionais.
Desde a sua detenção, não vê o seu filho mais novo.
O que pode fazer para ajudar?
Assine a petição e exija a libertação imediata e incondicional de Bach da prisão.
Todas as assinaturas serão entregues pela Amnistia Internacional.
Texto da carta a enviar
Ex.mo Senhor Presidente do Vietname,
Apelo a Vossa Excelência para que liberte imediata e incondicionalmente o advogado ambientalista Dang Dinh Bach.
Bach dedicou a sua vida a melhorar a saúde e os meios de subsistência das pessoas no Vietname e a protegê-las das ameaças da poluição e das alterações climáticas.
Em 24 de junho de 2021, Bach foi detido e encarcerado por alegada evasão fiscal, um crime que não cometeu. Mais tarde, foi condenado a cinco anos de prisão na sequência de um julgamento que os peritos da ONU consideraram injusto.
Enquanto aguarda a sua libertação, Bach deve ser protegido de todas as formas de tortura e outros maus-tratos e ter acesso a cuidados de saúde adequados.
Cumprimentos,
Letter to target
Your Excellency,
I am calling on you to immediately and unconditionally release environmental lawyer Dang Dinh Bach.
Bach has dedicated his life to improving the health and livelihoods of people in Viet Nam and protecting them from the threats of pollution and climate change.
On 24 June 2021, Bach was arrested and jailed for alleged tax evasion, a crime he did not commit. He was later sentenced to five years in prison following a trial which UN experts considered unfair.
Pending his release, Bach must be protected from all forms of torture and other ill-treatment and be provided access to adequate healthcare.
Yours sincerely,