26 Fevereiro 2016

A Amnistia Internacional Portugal entregou esta sexta-feira, 26 de fevereiro, na embaixada da Grécia em Lisboa, 52 348 petições assinadas em Portugal, durante a Maratona de Cartas, instando à investigação aos violentos ataques de que foram alvo Costas e o companheiro, em Atenas.

Nesta entrega, o secretário da Direção da Amnistia Internacional Portugal, Paulo Pinto, e a coordenadora de Campanhas, Ana Monteiro, reuniram-se com o conselheiro de imprensa da embaixada da Grécia, Elias Galanis.

A petição em defesa de Costas e do companheiro, integrada na campanha global anual Maratona de Cartas, urge as autoridades gregas a investigarem exaustivamente estes crimes de ódio e a assegurarem que o casal recebe a compensação a que tem direito.

A Grécia continua a não tomar as medidas necessárias para estancar o aumento de violência motivada pelo ódio no país e trata os casais do mesmo sexo como cidadãos de segunda classe, não cumprindo as obrigações internacionais de proteção dos direitos da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e intersexual (LGBTI). A Amnistia Internacional

No conjunto dos quatro casos adotados em Portugal na Maratona de Cartas de 2015, a Amnistia Internacional recolheu mais de 171 mil petições assinadas, com a participação de 171 escolas, 31 grupos, ativistas e apoiantes da organização de direitos humanos.