27 Agosto 2012

Setembro de 2008

U Win Tin, de 78 anos, era um dos mais antigos prisioneiros de consciência do Myanmar quando foi libertado em meados de Setembro, após ter cumprido 19 anos de prisão. Recorde-se que o ex-jornalista e militante do principal partido da oposição no país, a Liga Nacional para a Democracia, tinha sido preso em 1989 e condenado inicialmente a 12 anos de prisão. A pena foi agravada quando o prisioneiro escreveu às Nações Unidas a descrever a tortura a que era submetido e quando distribuiu junto dos prisioneiros panfletos antigovernamentais.

Nessa altura, U Win Tin foi transferido para uma cela sem cama, destinada aos cães militares, e esteve durante longos períodos privado de comida, água e visitas. Acrescente-se que o prisioneiro recusou sempre as amnistias governamentais, justificando que ao aceitá-las estaria a admitir a sua culpa.
Para além de U Win Tin, foram na mesma altura libertados mais seis prisioneiros de consciência, pertencentes ao mesmo partido político da oposição. Porém, um deles foi novamente preso algumas horas depois de ter sido libertado. Acrescente-se que existem atualmente no Myanmar mais de dois mil presos políticos.