30 Novembro 2011

A Maratona de Cartas é o maior evento de Direitos Humanos e, este ano, realizar-se-á de 3 a 17 de Dezembro. Durante estes dias milhares de pessoas espalhadas pelo mundo terão a oportunidade de escrever cartas em prol de indivíduos e comunidades em risco. O objectivo é chamar a atenção para estes casos, o que poderá resultar numa melhoria das condições dos indivíduos e comunidades visadas.

No ano passado conseguimos aproximadamente 636.000 cartas em mais de 50 países. Este ano contamos com a sua ajuda para ultrapassar este número. Quantas mais cartas forem enviadas, maiores serão as possibilidades da melhoria das condições dos 5 casos que este ano iremos defender.

Cinco casos da Maratona de Carta de 2011

alt alt alt alt alt
México Arábia Saudita Coreia do Norte Russia Nigéria

Você também pode organizar uma Maratona de Cartas
Poderá organizar uma Maratona de Cartas na sua escola, no seu local de emprego ou noutro local onde possa juntar pessoas que queiram participar neste tipo de actividades. Saiba como aqui.

O que é necessário
Necessitará das respectivas autorizações dos locais e de material, como uma mesa, computador (opcional), papel, envelopes, canetas e uma caixa para depositar o valor do selo (0,68€ para a Rússia e 0,80€ para os restantes países). Caso não seja possível recolher dinheiro suficiente para colocar as cartas no correio, poderá enviá-las para a Amnistia Internacional Portugal e nós encarregamo-nos delas.

Informação e divulgação
Pedimos que informe a Amnistia Internacional sobre o evento que pretende realizar, pois ajudaremos na divulgação através da nossa página e enviaremos os materiais para a Maratona. Os pedidos de material e de informação devem ser enviados para: [email protected]

Pedimos também que nos envie (para o mesmo email) o documento do feedback da actividade (para contabilizarmos o total de cartas escritas em Portugal) e o documento com os contactos das pessoas que pretendem receber informações sobre a Amnistia Internacional Portugal. Poderá também partilhar connosco as fotografias do evento.

Saiba mais sobre como pode organizar a maratona de cartas.

Se não tiver a possibilidade de organizar uma Maratona de carta, poderá ser sempre assinar as cartas individualmente.

Esta iniciativa conta com o apoio dos CTT.

Acenda uma vela pelos Direitos Humanos

No ano de comemoração do aniversário da Amnistia Internacional vamos evidenciar ainda mais a génese do nosso trabalho de defesa de direitos humanos: os indivíduos em risco. Assim sendo, pedimos a todos que participem no evento “Acenda uma vela pelos Direitos Humanos” e nos ajudem a iluminar os rostos das pessoas que defendemos e por quem trabalhamos.
Junte-se a nós no Largo do Camões, dia 10 de Dezembro de 2011, às 19h.  Preencha aqui o seu compromisso!

O que é?
Este será mais um momento global do aniversário dos 50 anos da Amnistia Internacional que tem como objectivos:
– Dinamizar os activistas e alcançar um maior apoio através de eventos públicos com impacto visual, em que a vela será um elemento chave.
– Chamar a atenção para os casos dos indivíduos em risco de forma diferente e inovadora, de modo a inspirar outros à acção.

Como é que se realiza?
Em cada evento os participantes terão velas que iluminarão o rosto de um (ou mais) dos cinco indivíduos, famílias e comunidades que estão em foco na Maratona Global de Cartas 2011

Quando é?
O dia ideal para a realização deste evento é o dia 10 de Dezembro, mas poderá ser planeado para outro dia perto desta data (especialmente no caso das escolas, por ser Sábado)

Onde é?
O evento poderá ser organizado em qualquer local, sendo sempre necessário pedir as respectivas autorizações. Em Lisboa o evento será realizado no Largo do Camões, a partir das 19h, no dia 10 de Dezembro de 2011.

Saiba mais sobre como pode organizar o seu evento “Acenda uma vela pelos Direitos Humanos”.