27 Agosto 2012

Julho de 2008

Em Junho de 2006, Bu Dongwei, um ativista chinês, foi condenado a dois anos de “Reeducação através do Trabalho” devido às suas crenças religiosas. Bu Dongwei é membro do movimento espiritual Falun Gong, proibido na China por representar uma “ameaça à estabilidade social e política”.

Os líderes e praticantes deste movimento espiritual, baseado na prática da “Verdade, Bondade e Tolerância”, têm sido condenados à prisão, detidos em hospitais psiquiátricos ou levados para campos de trabalho. Bu Dongwei foi detido em 2006, por alegadamente ter confessado a um guarda que possuía 80 cópias de literatura sobre a Falun Gong, quando na realidade apenas foram encontrados oito livros em sua casa. A Amnistia Internacional considerou Bu Dongwei um prisioneiro de consciência, detido em violação do seu direito à liberdade de expressão e crença religiosa e em 2007 este ativista foi um dos eleitos para figurar na Maratona de Cartas. Como resultado do esforço de todos os participantes, Bu Dongwei foi libertado em Julho de 2008 e vive atualmente nos Estados Unidos da América.