17 Outubro 2013

Esta quinta-feira, 17 de outubro, a Amnistia Internacional junta-se a outras seis entidades para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Uma data importante quando 24,2% da população europeia – cerca de 119,6 milhões de pessoas só na União Europeia – foi considerada pelo Eurostat, em 2011, como estando em risco de pobreza e/ou exclusão social. Uma percentagem que se aplica também a Portugal: 24,4% da população na mesma situação, refere o estudo.

Uma conferência de imprensa seguida de uma exposição fotográfica são os eventos que vão fechar o dia de hoje, na Assembleia da República. Porém, este é apenas um dos mais de 200 eventos que esta semana estão a destacar a temática da pobreza um pouco por todo o país (ver agenda), na iniciativa “Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social”.

Um projeto conjunto da Amnistia Internacional Portugal, AMI-Assistência Médica Internacional, Animar, Comissão Social de Freguesia de Santos-o-Velho, EAPN Portugal, Fundação Sporting e Fundação Aragão Pinto.

Espera-se que esta semana contribua para mobilizar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a problemática da pobreza e da exclusão social, enquanto efetivas violações dos mais elementares Direitos Humanos, discutir a temática e relembrar a União Europeia da importância de apostar em medidas efetivas de combate à pobreza e à exclusão social.