28 Fevereiro 2024

Os casos individuais na Amnistia Internacional

A relação entre histórias individuais de pessoas que sofreram abusos de direitos humanos e as ações para conseguir uma mudança sistemática é uma caraterística única da Amnistia Internacional e uma estratégia fundamental para influenciar efetivamente os decisores.

É isto que nos diferencia de outras organizações, sendo para nós uma forma clara de acrescentar valor à defesa dos direitos humanos.

Junte-se a nós!

“A Amnistia Internacional forma uma comunidade global de defensores dos direitos humanos com os princípios da solidariedade, ação efetiva pelas vítimas individuais, cobertura global, universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos, imparcialidade e independência, democracia e respeito mútuo.”

Conheça os casos de indivíduos em risco

Quem são os indivíduos e comunidades em risco?

Um indivíduo em risco é uma pessoa, comunidade ou grupo de pessoas que foram submetidas ou estão em risco de sofrer abusos de direitos humanos: situações onde a atuação da Amnistia Internacional pode resultar numa mudança positiva.

São muitos os casos de indivíduos em risco que veem os seus direitos humanos ameaçados. Casos diversificados, onde procuramos promover a representatividade de género, conjugar diferentes geografias e temas de direitos humanos.

É urgente atuar e proteger todas as pessoas das ameaças que enfrentam à sua liberdade! Consigo podemos chegar mais longe e alcançar um mundo mais justo e livre para todos!

Luis Manuel

Luis Manuel ganhou reconhecimento internacional pelo seu ativismo pacífico contra o Decreto 349, uma lei que visa silenciar artistas críticos das autoridades cubanas. No dia 11 de julho 2021, publicou um vídeo, afirmando que iria participar naquela que se revelou ser a maior manifestação das últimas décadas em Cuba. Contudo, antes da manifestação começar, Luis Manuel foi detido e levado para Guanajay, uma prisão de segurança máxima, onde se encontra até hoje.

Nome: Luis Manuel Otero Alcántara

Data de nascimento: 2 de dezembro de 1987

Profissão: Artista e membro do Movimento de San Isidro, um coletivo de artistas e ativistas pela liberdade de expressão artística em Cuba.

Luis Manuel tem uma personalidade carismática. Gosta de fazer da sua casa (em San Isidro, um dos bairros mais pobres de Havana) um paraíso para todas as pessoas.

Adora: Pintar, fazer performances, cozinhar e dançar todos os tipos de música, particularmente salsa e reggaeton. Canaliza estas atividades todas para a sua arte.

Luis gosta de se vestir de forma extravagante e de estar na moda. Adora, chamar a atenção de uma forma positiva. É muito empático, afetuoso e gosta de fazer com que todas as pessoas se sintam bem à sua volta. Gosta de perfumes e de todas as coisas bonitas. Adora o cor-de-rosa em todas as suas tonalidades, particularmente o fúcsia.
Não gosta de desporto.

Situação atual: Preso em Guanajay, Cuba.

Quero saber mais sobre o Luis Manuel Quero assinar a petição

Narges Mohammadi

Nobel da Paz 2023, Narges Mohammadi é defensora dos direitos humanos e um dos principais rostos do movimento “Mulher, Vida, Liberdade” no Irão.

Foi detida, condenada e submetida a tortura e outros maus-tratos, várias vezes nas últimas décadas, pelas autoridades Iranianas.

Nome: Narges Mohammadi

Data de nascimento: 21 de abril de 1972

Profissão: Vice-presidente do Centro para os Defensores de Direitos Humanos no Irão.

Foi detida, condenada e submetida a tortura e outros maus-tratos, várias vezes nas últimas décadas, pelas autoridades iranianas.

Família: É mãe de gémeos, Kiana(F) e Ali(M), e casada com Taghi Rahmani. Tanto os filhos como o marido vivem no estrangeiro, para onde fugiram desde que Narges foi presa em 2015.

Situação: Condenada injustamente pelas autoridades iranianas a um total de 11 anos e 11 meses de prisão, 154 chicotadas e outras sanções como a proibição durante dois anos de usar “telecomunicações” (onde estão incluídas as redes sociais) e a proibição durante dois anos de integrar atividades relacionadas com partidos políticos e movimentos ou coletivos sociais.

Eleita Prémio Nobel da Paz de 2023 pela luta constante contra a opressão das mulheres no Irão e por promover os Direitos Humanos e a liberdade para todas as pessoas.

Quero saber mais sobre a Narges Mohammadi Quero assinar a petição

Aleksandra Skochilenko

Aleksandra é uma ativista de saúde mental e usa a sua arte para falar sobre este tema. Em 2014, escreveu e ilustrou um livro sobre depressão, “Book About Depression”, onde, através de uma linguagem simples e ilustrações, explicava o que sente uma pessoa que atravessa episódios depressivos.

Devido a uma ação pacífica, que realizou em protesto contra a invasão russa à Ucrânia, está detida em condições terríveis e, em 2023, foi condenada a 7 anos de prisão.

Nome: Aleksandra Skochilenko

Data de nascimento: 3 de setembro de 1990

Profissão: Artista, compositora, cantora, feministas, ativista LGBTI

Adora: Artivismo e música. Tocou a solo e em bandas. Nos últimos anos antes da sua detenção, organizava sessões abertas de música ao vivo para quem se quisesse juntar e acompanhar de improviso.

Situação: Está presa. Foi condenada a 7 anos de prisão a 16 de novembro de 2023.

As suas bandas favoritas são os Manfred Mann, os Earth, os Supertramp e os Beatles.

Quero saber mais sobre a Aleksandra Skochilenko Quero assinar a petição

Outros casos

Na Amnistia Internacional trabalhamos todos os dias para fazer a diferença e conseguir mudanças concretas na vida de milhares de pessoas e comunidades. Descubra outros casos de indivíduos em risco que atuam em defesa dos direitos humanos, procurando a mudança e apoiando a liberdade.