8 Abril 2013

Seis milhões de Roma vivem na União Europeia. A maioria são cidadãos europeus. São a maior e uma das mais negligenciadas minorias na Europa, uma realidade a recordar, hoje, Dia Internacional das Comunidades Ciganas.

Centenas de milhares de roma são forçados a viver em assentamentos ilegais e campos, muitas vezes sem aquecimento, água ou condições sanitárias: dezenas de milhares são forçados a sair das suas casas todos os anos.

Milhares de crianças de comunidades ciganas são colocados em escolas segregadas com condições de educação abaixo da média.

Muitas vezes, o acesso ao emprego e a assistência médica de qualidade são negados a pessoas das comunidades ciganas.

As comunidades ciganas são vítimas de violência com base na raça, sendo muitas vezes deixada sem proteção por parte da polícia e sem acesso à justiça.

Isto não é uma coincidência. É o resultado da discriminação generalizada e do racismo que a comunidade cigana enfrenta na Europa.

Os governos estão a falhar na proteção dos seus direitos. E a União Europeia?

Atue agora

Junte-se ao apelo global dirigido à Comissão Europeia, o orgão executivo da União Europeia, para que esta atue decisivamente de forma a acabar com a discriminação e racismo contra a comunidade cigana.

Defenda os direitos humanos. Defenda os direitos da comunidade cigana. Ajude-nos a lutar contra a discriminação aqui e agora!

Assine a petição.

Artigos Relacionados