2 Maio 2024

“Os meus filhos gritaram. Durante vários segundos, foi como se apenas existisse silêncio e o tempo tivesse parado. Assim que pude, tirei os meus filhos debaixo dos escombros.”

“O sangue dos ferimentos escorria-me, enquanto eu arrastava os meus filhos. Ficou tudo destruído, e a porta do edifício foi arrombada. Não permaneceu uma única janela e algumas varandas foram totalmente arrancadas.

Ainda assim, as minhas crianças não tiveram um único arranhão, só o sangue dos meus ferimentos que caiu sobre elas. É um milagre.”

Yulia Matvienko, relata-nos o ataque aéreo russo a Chernihiv, na Ucrânia, que matou crianças, mulheres e famílias inocentes, como tantos outros ataques desta invasão.

Num conflito armado são as mulheres e meninas que enfrentam os maiores perigos e as violações mais severas nos seus direitos. As mulheres correm perigo de vida se decidem ficar nas suas cidades mas também se decidem partir à procura de um abrigo nos países vizinhos.

Estas mulheres e os seus filhos tornam-se em alvos humanos de uma guerra que não escolheram. A invasão da Ucrânia, no entanto, não é o único conflito no mundo.

No Iraque, Iémen, Afeganistão, Etiópia, Palestina, Síria ou Sudão mulheres e meninas correm perigo de vida, sofrem com casamentos forçados, violência sexual, discriminação de género e total desrespeito pelos seus direitos humanos.

O que pode fazer Hoje pelos direitos humanos das Mulheres

Precisamos do seu apoio! Junte-se a nós! Neste dia especial, vamos lutar para garantir os direitos humanos a estas mães, mulheres e meninas que precisam de sonhar com um futuro onde podem ser livres, estudar, ter um emprego e quem sabe apaixonar-se e formar uma família!

Hoje, o seu donativo é mais importante do que nunca para conseguirmos proteger estas pessoas!

Porque deve apoiar a Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional é exclusivamente financiada pelos seus doadores, apoiantes e membros individuais. Só deste modo conseguimos investigar, denunciar e acabar com as violações de direitos humanos de uma forma independente, imparcial e autónoma.

Acreditamos que o mundo será um lugar melhor quando juntos encararmos a violação dos direitos humanos como uma afronta pessoal!

Transferência bancária: PT50 0036 0103 9910 0000 9858 8

Para lhe podermos agradecer convenientemente e enviar mais informação sobre esta investigação, pedimos que nos envie um e-mail para [email protected] com o comprovativo da sua transferência.

939 076 340

Onde são aplicados os seus donativos

A Amnistia Internacional tem como dever expor violações e abusos de Direitos Humanos, fazer recomendações e propor soluções. Sempre que em qualquer parte do mundo alguém não puder usufruir livre e plenamente de todos os seus direitos humanos nós vamos agir.

O nosso trabalho não é contra ninguém. É antes a favor de todas as pessoas usufruírem dos direitos humanos. É antes a favor de construir um mundo melhor para toda a humanidade.

Política de Privacidade e Cookies

Amnistia Internacional Portugal Rua dos Remolares, n.º 7 – 2º 1200-370 Lisboa

+351 213 861 664 | +351 213 861 652 | [email protected]