468 milhões de crianças

VIVEM AFETADAS POR CONFLITOS ARMADOS!

Em todo o mundo, milhões de crianças têm as suas vidas perdidas e destruídas pelos mais de 30 conflitos armados ativos.
Milhares de crianças estão a ver os seus direitos violados em todo o mundo, do Território Palestiniano Ocupado, ao Sudão e à Ucrânia, são as vítimas mais silenciosas das guerras. 
As crianças são desproporcionalmente afetadas pelos conflitos, as forças combatentes continuam a recorrer à morte, violência sexual, exploração e recrutamento, como “armas de guerra” para infligir deliberadamente danos físicos e mentais que duram muito além do conflito.
A violência escala a cada dia e a cada novo ataque! É urgente, agirmos agora, para proteger estas crianças e garantir que elas têm um futuro.
Ajude-nos a protegê-las!

QUE DIREITOS

SÃO VIOLADOS NOS CONFLITOS?

As crianças sofrem um total desrespeito pelos seus direitos fundamentais, que se intensifica se tiverem algum grau de incapacidade ou deficiência:

MORTE E TORTURA

VIOLÊNCIA BASEADA EM GÉNERO, SEXUAL, ESCRAVIDÃO E CASAMENTO FORÇADO

RECRUTAMENTO POR FORÇAS OU GRUPOS ARMADOS

FOME E SUBNUTRIÇÃO

DOENÇAS E FALTA DE ACESSO A CUIDADOS DE SAÚDE

PERDA DE EDUCAÇÃO

DESLOCAÇÃO FORÇADA

É necessário proteger as crianças no conflito e garantir o seu apoio pós-conflito. Para todas as crianças, todos os diretos, sem exceção!
JUNTOS, PODEMOS FAZER OUVIR A SUA VOZ! AJUDE-NOS A PROTEGER AS CRIANÇAS EM ZONAS DE CONFLITO!
PORQUE PRECISAMOS DO SEU DONATIVO?

O QUE PODE FAZER HOJE

PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS, NOS CONFLITOS?

Precisamos da sua ajuda para mantermos as nossas equipas de investigação no terreno, a documentar provas de violações de direitos humanos, a capacidade de pressão dos decisores políticos e da comunidade internacional e as ações de mobilização civil para todas as crianças nos conflitos armados ativos.
É urgente proteger e apoiar as crianças nos conflitos e garantir, que os estados que as acolhem, lhes conferem os seus direitos fundamentais, dignidade, que respondem às suas necessidades de saúde física e mental, lhes conferem apoio para aceder a educação e meios de subsistência para si e sua família.
É ainda urgente, apoiar as exigências das vítimas e sobreviventes por justiça e responsabilização por parte das autoridades nacionais e das instituições internacionais, incluindo a ONU e o Tribunal Penal Internacional.
“Temos de garantir que todas as alegações de violência sexual são investigadas de forma eficaz, independente e imparcial, para assegurar que as sobreviventes recebem justiça, e deve ser estabelecido um programa efetivo de reparações. Todas as partes no conflito devem também salvaguardar o acesso humanitário irrestrito.”
Agnès Callamard, secretária-geral da Amnistia Internacional.

TESTEMUNHOS

DE GUERRA

“Desde aquele dia, vivemos numa cave durante quase um mês, porque as crianças estavam mesmo assustadas. A minha filha já não conseguia dormir em casa. Os meus filhos estão a enfrentar graves sequelas mentais e emocionais. Em geral, não há nenhum lugar onde possamos sentir-nos seguros, devido aos bombardeamentos e aos alertas de ataque aéreo”
“Havia aviões militares russos a voar tão baixo que podíamos ver os olhos dos pilotos — isso amedrontava muito as crianças”
Relato de uma sobrevivente da invasão russa da Ucrânia.

transferência bancária

PT50 0036 0103 9910 0000 9858 8

Para lhe podermos agradecer convenientemente e enviar mais informação sobre este e outros temas, pedimos que nos envie um e-mail para info@amnistia.pt com o comprovativo da sua transferência com a indicação “Crianças em conflito EXPRESSO”.

TESTEMUNHOS

DE GUERRA

“Os meus filhos gritaram. Durante vários segundos, foi como se apenas existisse silêncio e o tempo tivesse parado. Assim que pude, tirei os meus filhos debaixo dos escombros. O sangue dos ferimentos escorria-me, enquanto eu arrastava os meus filhos. Ficou tudo destruído, e a porta do edifício foi arrombada. Não permaneceu uma única janela e algumas varandas foram totalmente arrancadas.”
“Ainda assim, as minhas crianças não tiveram um único arranhão, só o sangue dos meus ferimentos que caiu sobre elas. É um milagre.”
Yulia Matvienko, relata o ataque aéreo russo a Chernihiv, na Ucrânia.
*Nos testemunhos apresentados foram utilizados nomes fictícios para a proteção das vítimas destes conflitos.

PORQUE DEVE APOIAR A AMNISTIA INTERNACIONAL?

É por todas estas pessoas que algures no mundo, veem os seus direitos humanos fundamentais abusados ou negados por discriminação e identidade de género que iremos continuar a angariar fundos. Precisamos de meios para continuar a expor o que está a acontecer, precisamos de continuar a pressionar governos e todas as outras entidades que violem direitos humanos.
A Amnistia Internacional é financiada pelos seus doadores, apoiantes e membros individuais e só aceita donativos de governos e empresas para finalidades específicas como a Educação para os Direitos Humanos. Só deste modo conseguimos investigar, denunciar e acabar com as violações de direitos humanos de uma forma independente, imparcial e autónoma.
Acreditamos que o mundo será um lugar melhor quando juntos encararmos a violação dos direitos humanos como uma afronta pessoal!

ONDE SÃO APLICADOS OS NOSSOS DONATIVOS?

Distribuição percentual do orçamento em projetos diversos.
A Amnistia Internacional tem como dever expor violações e abusos de Direitos Humanos, fazer recomendações e propor soluções. Sempre que em qualquer parte do mundo alguém não puder usufruir livre e plenamente de todos os seus direitos humanos nós vamos agir.

O nosso trabalho não é contra ninguém. É antes a favor de todas as pessoas usufruírem dos direitos humanos. É antes a favor de construir um mundo melhor para toda a humanidade.

O seu apoio vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas, ativistas e defensores de direitos humanos ao redor do mundo.

Política de Privacidade e Cookies

Amnistia Internacional Portugal R. Dr. José Joaquim de Almeida 2, 3ºA e B, 2780-337 Oeiras

+351 213 861 664 | +351 213 861 652 | info@amnistia.pt