29 Novembro 2012

Hoje, dia 30 de novembro, a iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”, pretende unir o mundo inteiro em torno do mesmo objetivo: abolir a Pena de Morte.

Neste sentido, 17 cidades portuguesas – Barcelos, Câmara de Lobos, Castelo de Paiva, Castro Verde, Carregal do Sal, Coruche, Esposende, Estremoz, Faro, Lourosa, Mangualde, Moita, Montijo, Oeiras, Tavira, Vale de Cambra e Vila Nova de Famalicão – vão juntar-se a centenas de outras cidades de todo o mundo para, neste dia, iluminarem simbolicamente um edifício público ou um monumento histórico demonstrando a sua oposição à pena de morte e a favor da vida.

O evento surgiu pela primeira vez em 2002, por iniciativa da Comunidade de Sant’Egidio, sediada em Itália, para assinalar o aniversário da abolição da pena de morte no primeiro estado europeu, o Grão-Ducado da Toscana (a Norte de Itália) a 30 de novembro de 1786.

Hoje a celebração é dinamizada em todo o mundo por 1.600 cidades de 88 países, entre os quais Portugal, que demonstram simbolicamente que desejam que a pena de morte seja totalmente abolida.

Junte-se a esta mobilização contra a pena capital e esta noite, em sua casa, acenda uma vela para mostrar que se opõe à pena de morte. Envie-nos fotografias da sua ação para [email protected].

 

Artigos Relacionados