5 Novembro 2014

O percurso e a experiência da vida sob o regime nazi são recordados na exposição “Anne Frank: Uma história para hoje” que, a partir de dia 6 e até 26 de novembro, está patente na Biblioteca Municipal de Chaves, numa iniciativa do Grupo Local de Chaves da Amnistia Internacional Portugal.

Aqui inserida também no projeto abrangente “Aprender Direitos Humanos: passado e presente”, esta exposição incorpora um enorme valor histórico, cultural e pedagógico, em que a história da família Frank serve de fio condutor ao relato dos acontecimentos mundiais durante e depois da ditadura nazi.

Naturais de Frankfurt, na Alemanha, os Frank mudaram-se para Amesterdão, em 1933, ano da ascensão ao poder do partido nazi alemão, e ali viveram, já na Holanda ocupada, a perseguição dos judeus e o horror do Holocausto.

A exposição é composta por 34 painéis, nos quais são justapostas imagens da família de Anne Frank e fotografias dos eventos históricos da época. “Anne Frank: Uma história para hoje” presta testemunho e é ao mesmo tempo um legado de memória sobre a diversidade nas sociedades (cultural, étnica, religiosa, política) e sobre os fenómenos violadores de direitos humanos como a discriminação, a exclusão, perseguição e assassínio.

Esta exposição desafia também a olhar para o presente e para o futuro, nos ensejos de equidade, respeito mútuo, democracia e direitos humanos, e o valor das ações coletivas e individuais.

 

Artigos Relacionados