13 Março 2025

 

 

  • Autoridades policiais impediram que os representantes da Amnistia Internacional – Portugal tocassem à campainha da Embaixada
  • Atitude da Embaixada em Lisboa tem-se repetido por todo o mundo e as encomendas por correio são devolvidas
  • Manahel está desaparecida à força na prisão desde o dia 15 de dezembro de 2024

 

 

A Embaixada da Arábia Saudita em Lisboa recusou-se a receber as mais de 11600 assinaturas recolhidas pela Amnistia Internacional – Portugal a exigir a libertação de Manahel al-Otaibi, uma instrutora de fitnessdetida na Arábia Saudita e condenada a 11 anos de prisão por promover os direitos das mulheres no seu país e publicar nas redes sociais selfies num centro comercial, sem usar a abaya.

Na entrega de todas as assinaturas recolhidas, as autoridades policiais impediram que os representantes da Amnistia Internacional – Portugal tocassem à campainha da Embaixada, uma vez que essa delegação não seria atendida.

Esta atitude da Embaixada da Arábia Saudita tem-se repetido por todo o mundo, com as representações diplomáticas do país a recusarem a entrega das assinaturas recolhidas em defesa da libertação de Manahel al-Otaibi e a devolverem aquelas que são entregues por correio.

A Amnistia Internacional tem apelado também às autoridades sauditas para revelarem o paradeiro de Manahel

A Amnistia Internacional tem apelado também às autoridades sauditas para revelarem o paradeiro de Manahel, desaparecida à força na prisão desde o dia 15 de dezembro de 2024. (A petição continua disponível para ser assinada por aqueles que ainda não o fizeram.)

A última chamada telefónica de Manahel al-Otaibi para a família foi em 15 de dezembro de 2024. Desde então, as repetidas tentativas da sua família para contactar as autoridades prisionais e a Comissão dos Direitos Humanos da Arábia Saudita, solicitando informações sobre Manahel, ficaram sem resposta. A recusa das autoridades em revelar o paradeiro de Manahel al-Otaibi equivale a um desaparecimento forçado, um crime ao abrigo do direito internacional.

 

Agir Agora

A Arábia Saudita deve libertar imediatamente Manahel al-Otaibi

A Arábia Saudita deve libertar imediatamente Manahel al-Otaibi
10678 PESSOAS JÁ AGIRAM
Assinar Petição

Artigos Relacionados

Bem-vind@ à Amnistia Internacional Portugal!

Junta-te a nós!