9 Fevereiro 2012

Dois membros da Amnistia Internacional – Portugal, Lucilia-José Justino, Presidente da Direção e Maria Teresa Nogueira, Coordenadora do Grupo da China, foram recebidos ontem, a seu pedido, no Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), pelo Dr. Diogo Afonso de Belford Henriques, Adjunto do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e pela Drª Rita Laranjinha, Chefe de Gabinete, para expor o caso do cidadão português, residente em Macau (Lau Fat-wai), e condenado à morte na China Continental e para pedir a intercessão do MNE para evitar a sua execução.

A reunião decorreu com grande compreensão pela posição da Amnistia Internacional – Portugal a quem foram expostas as muitas acções diplomáticas que o MNE tem levado a cabo sobre esta situação.

O actual Governo Português, e o anterior, não se alhearam desta situação que é a de defesa da vida de um cidadão português. Quanto ao Cônsul Geral de Portugal em Macau, criticado em vários meios de comunicação social macaenses, foi-nos dito que ele nada podia fazer porque Lau Fat-wai entrou na China Continental usando documentos chineses.

Assim, cabe ao MNE suscitar esta questão junto às autoridades chinesas.