6 Junho 2013

Boas notícias! A aplicação “Botão de Pânico” da Amnistia Internacional foi premiada pela Google. O prémio de 100.000 libras vai permitir a criação desta ferramenta que tornará mais segura a vida dos ativistas dos direitos humanos que se encontrem a trabalhar em situações de risco.

O fundo agora atribuído vai permitir passar à próxima fase de desenvolvimento e testes da aplicação nas redes de ativistas regionais. Vamos também trabalhar em coordenação com estes ativistas e com os nossos parceiros para desenvolver um plano de formação sobre como usar o Botão de Pânico. Deste modo, mais pessoas a nível global serão capazes de aceder ao sistema e usá-lo de forma segura como parte dos seus planos de segurança.

Muitos governos estão a utilizar, cada vez mais, a tecnologia para localizar, monitorizar e silenciar pessoas que defendem os direitos humanos. Assim, o nosso principal objetivo é equipar as pessoas com os instrumentos e o conhecimento para que possam usar a tecnologia de forma mais segura no seu trabalho.

E uma vez que muitos ativistas ainda dependem de aparelhos mais básicos, iremos também utilizar uma parcela dos fundos da Google para desenvolver um sistema móvel que funcione de forma menos dispendiosa e mais básica do que um Smartphone.

Muito obrigado a todos os que votaram no nosso Botão de Pânico. Iremos manter-vos informados à medida que os nossos planos evoluírem. Fiquem atentos.

Mais informações sobre os premiados no Google Global Impact Awards.