Esta petição foi encerrada.
Foram recolhidas 6215 assinaturas em Portugal.
A Amnistia Internacional continua a acompanhar este caso mas, face aos últimos desenvolvimentos, está a atualizar a sua estratégia para melhor enquadrar a sua ação. Recentemente, 4 dos 10 elementos da tripulação do Iuventa foram formalmente acusados e arriscam-se a uma pena de 20 anos de prisão. O português Miguel Duarte foi um dos ilibados.
Em baixo, pode recordar o apelo da Amnistia Internacional.
Obrigada pela sua ação.
Os 10 do Iuventa são um grupo de socorristas voluntários, constituído por capitães, paramédicos, bombeiros, estudantes, programadores e um astrofísico. Escolheram ser testemunhas, relatores e usar a sua posição privilegiada para salvarem vidas no Mediterrâneo Central. Agora, arriscam-se a 20 anos de prisão em Itália por terem evitado que mais de 14 mil pessoas morressem afogadas.
(Informação adicional: o grupo é conhecido por Iuventa 10, por serem os 10 elementos da tripulação do navio Iuventa, entre os quais se inclui o jovem português Miguel Duarte. O navio era operado pela organização não governamental alemã Jugend Rettet.)
O trabalho humanitário da tripulação do Iuventa consistiu em ajudar pessoas e salvar vidas em perigo. Contudo, por não permitirem que as pessoas morram no mar, são agora alvo de um processo de criminalização. Arriscam-se a uma pena de até 20 anos de prisão com base em acusações infundadas de “tráfico humano”.
Apesar das provas que evidenciam que o seu trabalho consistiu somente em salvar vidas, incluindo o relatório da Forensic Architecture em 2018, a investigação prolongou-se ao longo de três anos. Três anos é demasiado tempo para pessoas cujas vidas e empregos ficaram numa situação de limbo, uma vez que ainda aguardam julgamento.
Saímos em defesa daqueles menos privilegiados, que continuam a morrer todos os dias à medida que tentam alcançar segurança. Não podíamos ficar à espera e a assistir ao desaparecimento de pessoas na vala comum que é o Mediterrâneo. Salvar vidas foi, é, e continuará a ser uma tarefa de todos nós, sempre que possível, para oferecer proteção àqueles que precisam, para tratar todas as pessoas com dignidade.
Um dos socorristas da tripulação
Estas investigações apenas contribuem para acabar com os navios de salvamento no mar, que são tão necessários. Criminalizar a ajuda, o salvamento e abandonar refugiados e migrantes, torna as viagens mais mortais e causará muitas mais mortes e sofrimento.
Assine agora a petição dirigida à Procuradora de Trapani, Brunella Sardoni, para que abandone esta investigação contra os 10 do Iuventa.
Assine e demonstre a sua solidariedade para com os 10 do Iuventa. A sua ação contribui para defender a liberdade de ajudarem outros, para que possam regressar ao mar e salvar vidas!
Todas as assinaturas serão enviadas regularmente pela Amnistia Internacional.
Letter content
Dear prosecutor Brunella Sardoni,
Iuventa 10 is a group of volunteers and their work has been only helping people in need and saving lives in danger, yet they are being criminalised with baseless accusations.
Despite the evidences showing that their work has been only saving lives, the investigation has continued over three years. Three years is far too long for people whose lives and works have been put in a limbo due to the pending criminal trial.
These investigations will only contribute to deplete the sea from the very necessary rescue ships. Criminalising rescue, and abandoning refugees and migrants are making the journeys deadlier and will cause many more deaths and suffering.
I kindly request you to do the right thing, and drop the investigations against the Iuventa crew.
Yours sincerely.
Texto da carta a enviar
Cara Procuradora,
Dra. Brunella Sardoni,
Os 10 do Iuventa são um grupo de socorristas voluntários e seu trabalho consistiu em ajudar pessoas e salvar vidas em perigo. Contudo, por estas ações, estão a ser criminalizados com base em acusações infundadas.
Apesar das provas que evidenciam que o seu trabalho apenas consistiu em salvarem vidas, a investigação prolongou-se por mais de três anos. Três anos é demasiado tempo para pessoas cujas vidas e empregos ficaram numa situação de limbo, uma vez que aguardam julgamento.
Acusações infundadas contra ONGs de salvamento apenas irá contribuir para retirar navios de salvamento do mar, que são tão necessários. Criminalizar a ajuda, o salvamento e abandonar refugiados e migrantes, torna as viagens mais mortais e causará muitas mais mortes e sofrimento.
Apelo a que faça o mais correto e abandone as investigações contra a tripulação do Iuventa.
Atentamente,