30 Novembro 2011

Este ano, mais 1400 cidades, em 87 países, incluindo Portugal, participam nas iniciativas de sensibilização que tem como objectivo unir o Mundo na luta conta a abolição da Pena de Morte, num evento mundial que já conta com 9 anos de existência.

A iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte” surgiu pela primeira vez no ano 2002, por iniciativa da Comunidade de Sant’Egidio, que quis assim assinalar o aniversário da abolição da pena de morte no primeiro estado europeu, o Grão-Ducado da Toscana, a Norte de Itália, no dia 30 de Novembro de 1786.
Vila Nova de Famalicão é uma das cidades portuguesas que integra este movimento,  e este ano de forma muito especial, promovendo uma Vigília Cultural, na Praça 9 de Abril a partir das 21h00 de dia 30 de Novembro.

Esta iniciativa, co-organizada pelo Núcleo de Crianças da Amnistia Internacional e pelo Município de Vila Nova de Famalicão, terá momentos musicais, de teatro e dança abertos à participação de todos: quem souber tocar algum instrumento é desafiado a trazê-lo e a integrar a iniciativa, a solo ou colectivamente. O mesmo se aplica a qualquer outro tipo de performance artística (dança, teatro, etc.).

Também a cidade de Viseu se associa de novo à iniciativa, através da iluminação de um edifício simbólico da Cidade.

Conheça os eventos mundiais e as cidades participantes.