Home PageMapa do SiteImprimir

Imprimir

Direção da Amnistia Internacional Portugal 2015/2018

Pode contactar-nos através do email:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

PRESIDENTE:

Susana C. Gaspar 
Nasceu em Lisboa, em 1987. Licenciada em Ciências da Cultura - var. Comunicação e Cultura e Mestre em Educação Artística - var. Teatro na Educação. Atriz, encenadora, professora e mediadora cultural, associa, frequentemente, o seu ativismo ao seu trabalho artístico. É membro da Amnistia Internacional Portugal desde 2010. 
 
Foi coordenadora do Grupo local 19 - Sintra, entre 2012 e Abril 2015, onde coordenou iniciativas como a MOSTRA-ME - Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos e a adoção de casos individuais, realizando, também, sessões de Educação para os Direitos Humanos em escolas do concelho. Nos últimos anos, participou em diferentes encontros e formações da Amnistia Internacional, com destaque para o European Youth Meeting, em 2010. 
 
É também membro da Dínamo - associação de dinamização sócio-cultural, na qual integra a Bolsa de Formadores, facilitando formações sobre cidadania e Direitos Humanos. Adquiriu formação em Educação para o Desenvolvimento (aidglobal), Curso e-Learning de Sensibilização sobre Asilo e Refugiados (CPR) e Educação Global: A Dimensão dos Direitos Humanos (The Network University). Recentemente, foi participante na formação internacional “Leadership Development Course - Explorer’s Journey for Systemic Change: tackling the root causes” (DEEEP/Smart CSO’s Lab/Development Perspectives), tendo participado no International Civil Society Week 2014 (Johannesburg) e no World Social Forum 2015 (Tunis).
 
 
VICE-PRESIDENTE:
 
Filipa Santos 
Nasceu em 1987 em Coimbra, cidade onde reside. Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, frequentou o curso de pós-graduação em direitos humanos na mesma Faculdade, tendo desenvolvido um trabalho de investigação e comparação entre os sistemas educativos finlandês e português. Desde cedo, participou em vários projetos de voluntariado, dos quais podemos destacar o Projeto “Rabo de Peixe Sabe Sonhar”, trabalho desenvolvido com crianças da vila de Rabo de Peixe nos Açores, considerada uma das vilas mais pobres da Europa;  Projeto “Voluntários por um Sorriso”, acompanhamento de crianças internadas no Hospital Pediátrico de Coimbra e o “Ninho dos Pequenitos” na Maternidade Bissaya Barreto, onde trabalhou com crianças em contexto institucional.
 
O seu percurso na Amnistia Internacional começa com o Projeto Face To Face em Coimbra, onde foi recrutadora e chefe de equipa. E é, também, nesse momento, em Novembro de 2013, que passa a integrar a Estrutura Local. Mais tarde, assume a função de Coordenadora do Grupo Local 35 / Coimbra, de Abril a Agosto de 2014. Em Setembro de 2014 muda-se para Viena, Áustria, onde fez um estágio na Representação Permanente de Portugal junto da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa). Durante este estágio teve a oportunidade de acompanhar de perto a situação de conflito vivida na Ucrânia, uma vez que a OSCE tem equipas de monitorização do cessar-fogo no terreno. 
Desde Janeiro de 2015 que integra, novamente, o Grupo Local 35/ Coimbra, onde é ativista.
 
TESOUREIRO:
 
Fernando Faria de Castro
Nasceu em 1947, em Santarém. É licenciado em Economia (ISEG/UTL), tem o Curso Geral de Gestão para Executivos (Universidade Nova de Lisboa), frequência do Mestrado em Estudos Africanos – área de Gestão Empresarial e Política Económica (ISCTE). Aposentado, desempenhou funções como quadro superior do Grupo Entreposto, tendo exercido as funções de Diretor Administrativo, Diretor Geral e Administrador Executivo em diversas empresas deste grupo, em Portugal e Moçambique (1978-2004).
 
Ativista da Amnistia Internacional desde 2004 e membro desde 2005. Foi assessor da Direção para os assuntos de Tesouraria e afins. Tesoureiro da Direção (2006-09). Representou a AI Portugal na Reunião do Conselho Internacional (ICM) em 2007, no México; em 2009, na Turquia e em 2011, na Holanda. Entre 2010-2011 foi Presidente do Conselho Fiscal. É filiado ou participa em atividades em outras organizações, entre as quais a Ordem dos Economistas e a Associação 25 de Abril.
 

SECRETÁRIO:

Paulo Jorge de Sousa Pinto 
Nasceu em 1966. É Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa e Doutor em Ciências Históricas pela Universidade Católica Portuguesa. Historiador e investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da mesma Universidade e bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem desenvolvido e publicado trabalho de investigação na área da História da presença europeia na Ásia e da cultura e civilização do Sueste Asiático. É membro da Amnistia Internacional desde 1987.
 
 
 

 

VOGAIS:

Joana Coutinho 
Nasceu em Barcelos, em 1983. É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2006). Pós-Graduada em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2007). Exerce a profissão de Advogada.
 
Inscrita na Ordem dos Advogados Portugueses (2009). Inscrita no Sistema de Acesso ao Direito, onde presta apoio judiciário essencialmente em casos de Jurisdição de Menores (2010). Membro da AI Portugal (2012). Membro do Cogrupo sobre os Direitos das Crianças da AI Portugal (2012). Fez voluntariado com crianças e colabora com duas associações humanitárias sem fins lucrativos dedicadas à defesa dos animais em risco. Participou em várias sessões públicas e campanhas de sensibilização subordinadas à temática dos direitos das crianças.
 
Foi Presidente do Conselho Fiscal de Responsabilização e Controlo da Amnistia Internacional Portugal em 2014/2015
 
 
Manuel Cunha
Nasceu em 1951. Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial. É membro da Amnistia Internacional há vários anos. É coordenador do Grupo Local 6 / Porto desde 2013. Tendo sido reeleito coordenador em Março de 2015.
 
 
 
 
 
 
 
Daniela Jerónimo
Natural dos Açores, Ponta Delgada, nasceu em 1985 é licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais (FCSH-UNL), com especialização em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito de Coimbra (FDC-UC). Conta com sete anos de experiência em organizações do terceiro sector, nacionais e internacionais, na área de angariação de fundos, mobilização, parcerias e desenvolvimento. Foi estagiária de campanhas na Amnistia Internacional Portugal (AI Portugal) em 2007, onde trabalhou a problemática da violência sobre as mulheres no mundo. Colaborou no Projeto Face to Face (mobilização e angariação de fundos) da AI Portugal. De 2008 a 2012 assumiu a Coordenação do Projeto Face to Face da AI Portugal, desempenhando funções de gestão, formação de RH e análise de resultados. Em 2012, esteve 8 meses no Brasil, no Rio de Janeiro, onde trabalhou na cimeira internacional do Rio +20 para a Sustentabilidade, na coordenação dos voluntários. Colaborou também com várias organizações locais, urbanas e rurais, com problemáticas diversas, da educação à sustentabilidade, da exclusão à literacia.
 
Em 2013 colaborou com a ONGD Portuguesa Oikos Cooperação para o Desenvolvimento. É responsável pelas parcerias e desenvolvimento da ACAF Portugal (Associação das Comunidades Auto Financiadas), consultora de angariação de fundos e avaliação de impacto da Stone Soup Consulting e empreendedora social.
 
Voluntária e ativista desde sempre fez voluntariado internacional em Eco turismo na Grécia EM 2006, foi membro da ANEVE (Associação de ex Voluntários europeus) durante vários anos; bem como foi responsável de voluntários nas primeiras presenças da Amnistia Internacional Portugal em festivais de verão pelo país.