Home PageMapa do SiteImprimir

Imprimir
sexta, 31 dezembro 2010 11:26

Mesa da Assembleia-Geral da Amnistia Internacional Portugal 2015/2018

PRESIDENTE:

Manuel Hipólito Almeida dos Santos
Nasceu em 1946. É Engenheiro Técnico em Engenharia Eletromecânica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. É sócio-gerente da Cerâmica do Douro. Ex-professor do ensino superior artístico. Avaliador externo dos Ministérios da Educação e do Trabalho e Segurança Social – Centros das Novas Oportunidades.
 
Ex-membro da Direção da AI Portugal em vários mandatos, tendo exercido os cargos de Presidente da Direção, Tesoureiro, Responsável pelos Pelouros de Formação e do Programa de Língua Portuguesa, entre outros. Representou a secção em várias reuniões internacionais ao longo de 10 anos (ICM, EDAI, IS, etc...), assim como tem participado no Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens em representação da AI Portugal. Ex-membro dos grupos locais 6 / Porto, extinto grupo local 20 / Vila Nova de Gaia e membro do Cogrupo sobre os Direitos das Crianças de que foi coordenador vários anos.
 
Conferencista em várias realizações sobre direitos humanos. É atual tesoureiro da O.V.A.R. – Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos, de que foi presidente de 2004 a 2012. Atual presidente da Assembleia Geral da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – Delegação do Minho. Ex-presidente da Assembleia Geral e da Administração do Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto – Tribunal Arbitral do Porto. Dirigente e membro de várias associações culturais e humanitárias. Autor de publicações de temáticas sobre direitos humanos, entre outras. 
 

VICE-PRESIDENTE:

Ângelo Alberto Campelo de Sousa 
Nasceu em 1945. É advogado em situação de reforma. Natural da Freguesia de Oliveira, concelho de Cinfães. 
 
Foi tesoureiro da AI Portugal entre 1996-98. É atualmente membro do Cogrupo sobre os Direitos das Crianças.
 
É também Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira. Também é membro da Associação Cultural Luís Lima c/sede em S. João da Madeira.
 

SECRETÁRIO:     

Manuel Rogério Dias Ferreira
Natural de Lisboa, nascido em 1957. Foi ativista estudantil deste 1973 e dirigente associativo estudantil a partir de 1974, tendo liderado diversas Associações de Estudantes. Cumpriu o serviço militar, nos Açores, como Alferes Miliciano, tendo sido louvado por mérito público e recebido diploma de mérito desportivo, em 1979.
 
Empregado bancário, desde 1980, é Gerente desde 1994, estando desde 2014 na situação de pré-reforma. Foi membro de Mesa de Assembleia de Freguesia, entre 1982 e 1985, eleito como independente, tendo desempenhado as funções de Presidente da MAF. Delegado sindical, por diversos anos e por duas vezes candidato à Direção do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas. Tem como habilitações o 12ª ano e uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações do Terceiro Sector (Faculdade Fernando Pessoa-2012). Possui diversa formação na área da imigração e anti-discriminação. Atualmente é mentor, do Projeto Mentorado do ACM (Alto Comissariado Migrações) e formador do Projeto “Como Mobilizar Empresas para Projetos Sociais (Grace/Fundação Aga Khan). 
 
Em 2013, frequentou o Curso de Direitos Humanos, da AI e NSIS. Diversas missões de cariz humanitário, desde 2010, nomeadamente no Senegal (Réfane), Guiné- Bissau (Bolama e Bissau) e Argélia (Tinduf).
É membro da Direção da Associação e Amizade Portugal-Sahara Ocidental e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Solidariedade do Alto da Cova da Moura.