Home PageMapa do SiteImprimir

Imprimir
sexta, 31 dezembro 2010 12:47

Educação para os Direitos Humanos

O que é a educação para os Direitos Humanos?

A Educação para os Direitos Humanos (EDH) é uma aprendizagem que desenvolve o conhecimento, as capacidades e os valores dos direitos humanos.

Com a sua prática, procura-se a construção de uma cultura universal de direitos humanos, através da transmissão de conhecimentos e capacidades, da alteração de atitudes com vista a assegurar o reforço do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais, do pleno desenvolvimento da personalidade humana e da noção da sua dignidade, da promoção da compreensão, tolerância, igualdade entre os sexos e da amizade entre todas as nações, povos indígenas e grupos raciais, nacionais, étnicos, religiosos e linguísticos, bem como da criação de condições para que todas a pessoas participem de forma efetiva numa sociedade livre.

Pretende-se uma aprendizagem sobre o que são os direitos humanos, mas também uma aprendizagem que leve todos os participantes neste processo a atuar para estes, seja individualmente, nas suas ações ou globalmente, exercendo o seu papel na sua comunidade. Para além de se aprenderem direitos, aprendem-se também responsabilidades e criam-se competências para a ação que cada um pode ter na sua defesa para todos os indivíduos.

É por esta importância, reconhecida pela própria Organização das Nações Unidas, que a AI desenvolve um trabalho intenso nesta área promovendo:

Para mais informação sobre este tema, contacte Luisa Marques pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

...todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade... se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades...

Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos

 

Projeto Stop Bullying

Em 2014, a Amnistia Internacional Portugal, em colaboração com as secções da Amnistia de Itália, Polónia e Irlanda e com o apoio do Secretariado Internacional, lançou nas seis Escolas Amigas dos Direitos Humanos o projeto Stop Bullying!
 

 

 

Encontro de Jovens

alt

O Encontro de Jovens é uma iniciativa da Amnistia Internacional Portugal, realizada todos os anos, para jovens do ensino secundário de todo o país. Há 54 anos que na Amnistia Internacional acreditamos – e comprovamos – que "devemos ser a mudança que queremos ver no mundo", como defendeu Mahatma Gandhi. O Encontro de Jovens 2016, anteriormente chamado Campo de Trabalho, em novembro de 2016 vai para a sua 17ª edição.

Ver mais...

 
 

Free2Choose: Até onde deve ir a tua liberdade?

Concurso que pretende levar os jovens a refletir criticamente sobre uma situação em que vários direitos e liberdades podem colidir uns com os outros, e perante esta situação dilemática deverão discutir a escolha.

Ver mais...

 

 

Escolas Amigas dos Direitos Humanos

A Amnistia Internacional trouxe para Portugal o projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos, que visa transformar as instituições de ensino em espaços que educam para os direitos humanos.

Ver mais...

 

 

 

Quer uma sessão para a sua Escola/Instituição?

Preencha e envie o formulário.

Não alterar:
Informação da Escola/Instituição

Se indicou Outro, qual ?

Se indicou Outro, qual ?

 



 
 
* - Campos de preenchimento obrigatório.