Home PageMapa do SiteImprimir
 
Segurança com Direitos Humanos

Agir

sexta, 03 julho 2009 00:00

Amnistia Internacional lança ação lobby à nova presidência da UE

alt(AÇÃO ENCERRADA)

A Amnistia Internacional vai ter disponível, nos próximos meses, uma webaction destinada à nova presidência da União Europeia, assumida pela Suécia a 1 de julho. Participe!

A 26 de junho assinalou-se o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura e a Amnistia Internacional lembrou que existe uma disposição internacional que exige: “ninguém será submetido a tortura, nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes” (artigo 5.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos).

 
sexta, 26 junho 2009 00:00

AI lança apelo no Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura

alt(AÇÃO ENCERRADA)

Hoje, 26 de junho, quando se assinala o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, a Amnistia Internacional apresenta-lhe o caso incompreensível de Mohamed Fahsi, detido e torturado na vizinha Espanha. Pedimos-lhe ainda que intervenha em seu nome.

Tudo aconteceu a 10 de janeiro de 2006, quando Mohamed Mrabet Fahsi se encontrava em sua casa, em Vilanova I la Geltrú, perto de Barcelona. Durante a madrugada, agentes encapuzados da Guardia Civil entraram em sua casa, vendaram-no e levaram-no sob suspeita de colaboração com um grupo armado terrorista.

Foi transportado para Madrid onde, durante quatro dias, foi mantido numa sala sem janelas e sujeito a tortura e maus tratos. Além de ameaças verbais, islamofóbicas e de natureza sexual contra a sua pessoa e a sua família, Mohamed foi obrigado a permanecer de pé até à exaustão, impedido de dormir, sujeito a frio extremo e espancado, repetidamente, enquanto era drogado com substâncias alucinogénias.

 

Pág. 1 de 5