Home PageMapa do SiteImprimir
 

Imprimir
segunda, 14 novembro 2016 12:08

Novo curso global online da Amnistia Internacional sobre direitos dos refugiados e proteção internacional

SiteFOTOeducacaoMOOCdireitosrefugiados

 

A Amnistia Internacional dá arranque esta semana ao segundo grande curso global, gratuito e online de direitos humanos, desta feita sob o tema dos direitos dos refugiados e no âmbito da campanha Eu Acolho. As inscrições estão já abertas e permanecem disponíveis durante todo o período em que a formação decorre, ao longo dos próximos 12 meses, sendo o curso lecionado em inglês, francês e espanhol.

Este novo Massive Open Online Course (MOOC) da Amnistia Internacional, intitulado “Human Rights: The Rights of Refugees” (Direitos Humanos: Os Direitos dos Refugiados) e organizado em parceria com a edX, empresa líder mundial em educação online fundada pela Universidade de Harvard e pelo MIT, integra-se no programa de Educação para os Direitos Humanos.

O curso começa a 16 de novembro de 2016 vai até 19 de novembro de 2017, com o total de três módulos de formação, cada um entre três e cinco horas de duração. Os inscritos podem fazer esta formação ao seu próprio ritmo, ao longo dos 12 meses e em qualquer altura em que o curso está a decorrer.

Lecionado por peritos em educação e direitos humanos, este curso abrange matérias do direito a proteção internacional e dos direitos dos refugiados. Especificamente:

• Como explicar e defender os direitos humanos de refugiados

• O papel dos governos na prevenção de violações de direitos humanos contra refugiados

• Como desmontar ideias erradas, preconceitos e atitudes e comportamentos discriminatórios em relação a refugiados e requerentes de asilo

• Como agir na proteção dos direitos das pessoas que precisam de proteção internacional

Este é o segundo MOOC em direitos humanos desenvolvido pela Amnistia Internacional e pela edX: o primeiro realizou-se entre novembro e dezembro de 2015 sob o tema do direito à liberdade de expressão. Esta experiência-piloto de formação global e online em direitos humanos chegou então a mais de 30 mil pessoas em poucos meses e continua disponível em arquivo na plataforma da edX.

Os MOOC são cursos feitos online com um alcance de participação em larga escala e, sem as limitações das quatro paredes de uma sala de aula, podem chegar a centenas de milhares de pessoas no mundo inteiro. É uma formação aberta a todos e todos os materiais estão disponíveis na internet. E são cursos de inscrição gratuita para neles participar (a emissão de certificado verificado de avaliação por parte da edX custa, porém, 49 dólares).