15 Janeiro 2016

O filme “Mediterrânea”, de Jonas Carpignano, está esta semana em exibição no Cinema Medeia Monumental, em Lisboa, e conta com uma apresentação especial na sessão da noite desta sexta-feira, 15 de janeiro, feita pela Amnistia Internacional Portugal.

“Mediterrânea”, que conta a história de dois homens oriundos do Burkina Faso na perigosa viagem que encetam até Itália, retrata as dificuldades e obstáculos que são enfrentadas por milhares de refugiados, desde África e através do mar Mediterrâneo, em busca de abrigo seguro na Europa. Este filme estreou na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes e foi finalista do Prémio Lux de Cinema Europeu 2015.

A sessão da noite desta sexta-feira, 15 de janeiro, às 22h30, no Monumental, é precedida de uma apresentação por parte do coordenador de Ativismo e Formação da Amnistia Internacional Portugal, Daniel Oliveira, dando conta das preocupações e do trabalho que a organização de direitos humanos tem desenvolvido na atual crise migratória e de refugiados na Europa.

 

A Amnistia Internacional tem em curso, desde 20 de março de 2014, a campanha “SOS Europa, as pessoas acima das fronteiras“, iniciativa de pressão global para que a União Europeia mude as políticas de migração e asilo, no sentido de minorar os riscos de vida que migrantes, refugiados e candidatos a asilo correm para chegar à Europa, e garantir que estas pessoas são tratadas com dignidade à chegada às fronteiras europeias. Dê força a esta mensagem: assine a petição.

 

Artigos Relacionados