Home PageMapa do SiteImprimir
 

Notícias

quinta, 22 junho 2017 10:22

Cooperação da UE com a guarda-costeira líbia está a resultar em abusos de refugiados e migrantes

SiteFOTORefugiados UE e Líbia cimeira Conselho EuropeuCom os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) reunidos no Conselho Europeu desta semana, a 22 e 23 de junho, a Amnistia Internacional reitera aos líderes europeus que é necessário intensificar os esforços para salvar vidas no mar Mediterrâneo e suspender a cooperação nos retornos forçados de refugiados, requerentes de asilo e migrantes para a Líbia, antes que mais pessoas se afoguem com o esperado aumento nas tentativas de travessia nos meses estivais.

 
segunda, 22 maio 2017 16:53

Refugiados em risco com iminente fecho de campos na Grécia têm de receber alojamento digno

SiteFOTOrefugiadosGreciaEllinkoAs autoridades gregas têm de assegurar que os refugiados e migrantes que deverão começar a ser transferidos de três campos em Elliniko, nos arredores de Atenas, a partir desta terça-feira, 23 de maio, são encaminhados para alojamentos alternativos seguros e adequados, sustenta a Amnistia Internacional. (artigo atualizado a 25 de maio)

 
sábado, 18 março 2017 00:00

Refugiados encurralados na Grécia precisam de um plano que resulte

227423 copy

 

A forma vergonhosa como a Europa está a lidar com a crise global de refugiados e com o número de pessoas que têm chegado às suas fronteiras à procura de proteção vai ficar na história como uma mancha na nossa consciência coletiva. Um ano após a entrada em vigor do acordo União Europeia-Turquia, lembramos aquele que é “um dia negro na história da proteção aos refugiados”.

 
sábado, 11 março 2017 04:02

Pais obrigados a deixar bebé na Malásia por causa da ordem executiva de Donald Trump

FotoIemen 150Foi uma escolha desumana que nenhuma família devia alguma vez ter de fazer. A decisão era entre permanecerem juntos, com as duas filhas pequenas, e perderem talvez a sua única oportunidade de escaparem aos horrores da guerra, ou aproveitar a hipótese de serem livres mas deixarem a bebé de 1 ano noutro país, do outro lado do mundo. Rawya Rageh, perita da Amnistia Internacional em situações de crise, detalha aqui este caso.

 
terça, 14 fevereiro 2017 12:49

Custo para os direitos humanos do acordo da UE com a Turquia sobre refugiados é alto demais

SiteFOTOrefugiadosAcordoUETurquiaDesesperoBriefingpng

 

O acordo sobre refugiados firmado entre a União Europeia (UE) e a Turquia, em março de 2016, deixou milhares de refugiados e de migrantes em condições de sobrevivência miseráveis e extremamente perigosas, não podendo ser replicado com nenhum outro país, sustenta a Amnistia Internacional na avaliação de quase um ano de vigência deste programa.

 

Pág. 1 de 21