Home PageMapa do SiteImprimir

Imprimir
quinta, 18 junho 2009 00:00

Semana de Acção Global Contra a Violência Armada

Esta semana e até ao próximo Domingo, 21 de Junho, decorre a edição de 2009 da Semana de Acção Global Contra a Violência Armada, promovida pela Rede Internacional de Acção sobre Armas Ligeiras (IANSA).


Activistas de mais de 80 países vão, durante esta semana, desenvolver actividades de sensibilização e de campanha no sentido de trabalhar por uma legislação mais adequada no que concerne ao armamento e uma regulação mais rigorosa para um tratado global de comércio de armas.

 


 O foco da edição deste ano é a mobilização da sociedade civil para um apelo aos líderes das várias nações no sentido de apoiar um Tratado de Comércio de Armas forte e eficaz na próxima discussão nas Nações Unidas em Julho. Pretende-se que seja um tratado capaz de prevenir algumas situações graves e actuais, como o envio de armas para países que atravessam crises humanitárias ou para países em que estas seriam utilizadas para cometer violações graves da legislação internacional de direitos humanos.

 A violência armada reclama a vida de mais de 350 mil pessoas todos os anos e fere mais de um milhão. É urgente combater a ausência de padrões internacionais comuns que regulem a importação e exportação que tornam clara a necessidade de um regulamento universal para travar a actual desresponsabilização no comércio de armas mundial.

 O evento deste ano conta também com o lançamento de uma nova campanha, Desarmar a Violência Doméstica, desenhada especificamente para combater o recurso às armas em situações de violência doméstica. Esta é a primeira campanha internacional do género e em Portugal será lançada em parceria com o Observatório sobre Género e Violência Armada (OGiVA).

 A primeira edição da Semana de Acção Global Contra a Violência Armada data de 2001 e, desde então, a Semana Global cresceu para se tornar a maior acção coordenada de prevenção contra a violência armada no mundo. Através do site http://www.controlarms.org/ é possível consultar informação mais detalhada relativamente à campanha e às actividades que se irão desenvolver durante a semana.