Home PageMapa do SiteImprimir
 
Acabar com a violência sobre as mulheres

Imprimir
quarta, 05 janeiro 2011 09:56

Acabar com a violência sobre as Mulheres

A Campanha Acabar com a Violência sobre as Mulheres foi a primeira campanha global temática de longo prazo da AI. Decorreu durante 6 anos (de 2004 a 2010), foi ambiciosa nos seus objetivos e impulsionou grandes mudanças na forma de atuação da AI.


Está em curso uma revisão desta campanha que procura perceber qual a contribuição da AI para as mudanças no mundo, avaliar a forma como a organização trabalhou em parceria com os movimentos e redes de mulheres e para identificar sucessos e áreas passíveis de melhorias ao nível operacional da campanha.


Como legado direto da campanha, as questões relacionadas com os direitos humanos das mulheres ficaram, com caráter permanente, implícitas em todas as outras áreas de trabalho da AI.


A violência sobre as Mulheres:


A violência sobre as mulheres é das mais vastas e persistentes violações de Direitos Humanos, e manifesta-se em diversos contextos: na família, na comunidade, nas instituições estatais, em situações de conflito e pós- conflito armado.


A violência ou a sua ameaça afetam a capacidade de todos os cidadãos de exercerem livremente os seus Direitos Civis, Políticos, Sociais, Económicos e/ou Culturais.

A violência sobre as mulheres não é normal, legal ou aceitável e não devia ser tolerada ou justificada. Acabará quando cada um de nós se comprometer a não cometê-la, a impedir que outros a cometam, e a lutar até que seja eliminada em todo o Mundo.


A campanha da AI “Acabar com a violência sobre as Mulheres”:


• Apelou à implementação das leis existentes que garantem o acesso à justiça e serviços às mulheres sujeitas a violência, incluindo violação e outras formas de violência sexual
• Apelou à elaboração de novas leis que protejam os direitos humanos das mulheres
• Exigiu o fim das leis discriminatórias
• Apelou ao fim da violência contra as mulheres perpetrada por estados e seus agentes
• Trabalhou para empoderar as mulheres


Apesar do fim da campanha global, estes objetivos continuarão a estar presentes no trabalho da AI, que procura concretizá-los através da sua ação em outras campanhas e ações nas quais a questão dos direitos humanos das mulheres continua implícita.

 

Campanha Woman Secret

Saiba Mais

 

Campanha Rossio

Saiba Mais