Home PageMapa do SiteImprimir

Imprimir
sexta, 28 novembro 2008 00:00

O Mundo Inteiro vai dizer Não à Pena de Morte  

altNo próximo Domingo, dia 30 de Novembro, e à semelhança dos anos anteriores, a Comunidade de Sant’Egidio e a Coligação Mundial Contra a Pena de Morte, da qual a Amnistia Internacional faz parte, vão promover o evento“Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte”, que pretende unir o mundo inteiro em torno do mesmo objectivo: abolir definitivamente a Pena de Morte.

O evento celebra-se a 30 de Novembro pois foi nesse dia, do ano de 1786, que o então chamado Grão-Ducado da Toscana, no Norte de Itália, aboliu a pena de morte, tornando-se no primeiro estado europeu a acabar com esta forma de punição. Portugal foi também pioneiro e aboliu a pena capital em 1867, para crimes civis, e em 1976, para crimes militares.

No entanto, é importante frisar que 60 países no mundo continuam a executar pessoas – seja por decapitação, cadeira eléctrica, enforcamento, injecção letal, fuzilamento ou apedrejamento – como forma de as punir pelos crimes alegadamente cometidos (ver lista de países). Algumas delas, acrescente-se, são condenadas no seguimento de julgamentos injustos e, por vezes, sentenciadas à morte por crimes como o adultério ou o roubo.




Iniciativas Camarárias

É por esta continuar a ser uma realidade que neste ano de 2008 se realiza uma vez mais o evento “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte”, que anualmente lança o desafio às autarquias de todo o mundo para que a 30 de Novembro iluminem simbolicamente um edifício público ou monumento, como forma de oposição à pena de morte. No ano passado, 700 cidades participaram no evento, sendo 30 delas portuguesas.

Neste ano em que passam seis décadas desde a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde vem proclamado o Direito à Vida, 31 autarquias portuguesas quiseram comprometer-se com esta causa e sensibilizar os munícipes para a importância de abolir a pena de morte em todo o mundo. Estas 25 cidades juntam-se assim a centenas de outras localidades que compõem a lista internacionalde “Cidades para a Vida”.

Em Portugal, para além da iluminação de edifícios públicos e de monumentos representativos da cidade, algumas autarquias vão organizar diversas actividades paralelas. Conheça aquia lista de cidades portuguesas participantes no evento e as acções que vão desenvolver. Apareça e participe!


Acção Individual

Paralelamente à acção desenvolvida pelas autarquias, a Comunidade de Sant’Egidio tem disponível na sua página oficial na Internet um Apelo mundial para que seja criada uma Moratória à Pena de Morte e assim abolir definitivamente esta forma de punição. Para participar nesta acção internacional basta ler o documentoe assinar a versão onlineou imprimir a versão em papele enviá-la para Comunità di Sant'Egidio - Piazza S.Egidio 3/a - 00153 - Roma – Itália.

Pode ainda, até ao final do ano, reencaminhar este Apelo para uma Moratória à Pena de Morte para todos os seus amigos e familiares. Caso tenha acesso a um estabelecimento comercial, de ensino ou outro, pode também disponibilizar a versão em papel do Apelo a todas as pessoas e no final enviá-lo com as assinaturas para a mesma morada.

Ajude-nos, para que em 2009 este evento já não faça sentido!