Home PageMapa do SiteImprimir

Imprimir
sexta, 02 janeiro 2009 00:00

Execução eminente de jovem iraniana  

alt(ACÇÃO ENCERRADA)

Delara Darabi, Iraniana, de 22 anos de idade, foi condenada à pena de morte quando tinha apenas 17 anos de idade. A sua execução está agora eminente, tendo sido marcada segundo o jornal iraniano Etemad, para o dia 18 de Abril, e segundo outra fonte para o dia 20 de Abril. Delara Darabi foi condenada por ter assassinado um familiar quando tinha apenas 17 anos de idade e a não ser que o poder judicial intervenha, a execução poderá ser anulada desde que toda a sua família aceite o pagamento do diyeh, ou seja um valor para compensar a morte da vítima que é pago à sua família.  Uma das familiares continua indecisa.
 

O Irão assinou o Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos assim como a Convenção dos Direitos da Criança, que proíbe o uso da pena de morte contra pessoas que tenham cometido crimes antes dos 18 anos de idade.

Deste modo estamos a apelar às autoridades Iranianas para que respeitem o Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos e a Convenção dos Direitos da Criança anulando a execução de Delara Darabi e comutando a sua sentença.

Não deixe de participar enviando este apelo de imediato para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

colocando no assunto: FAO Ayatollah Shahroudi.

 

Head of the Judiciary
Ayatollah Mahmoud Hashemi Shahroudi

c/o Director, Judiciary Public Relations and Information Office


Excellency, 

I wish to express my concern that Delara Darabi is in imminent danger of execution for a crime committed when she was under 18. 

I call on your Excellency to halt the execution of Delara Darabi immediately and commute her death sentence.

Furthermore I remind that Iran is a state party to the International Covenant on Civil and Political Rights and the Convention on the Rights of the Child, which prohibit the use of the death penalty against people convicted of crimes committed when they were under 18.

Respectfully,