Home PageMapa do SiteImprimir

Histórias de Sucesso

sexta, 12 maio 2017 23:54

5 notícias que não pode deixar de ler

Ronaldo 300 150Os telejornais abrem todos os dias com informações chocantes e dão conta de ataques, guerras, ódios. Mas para quem promove e defende os direitos humanos, nos primeiros meses de 2017 houve também muitas boas notícias. Reunimos aqui 5 que julgamos serem inspiradoras e que não pode mesmo deixar de ler.

 
sábado, 26 março 2016 18:02

Adolescente que desafiou a tortura no Egito liberto ao fim de dois anos

A libertação sob fiança do jovem Mahmoud Hussein às primeiras horas desta sexta-feira, 25 de março, oferece uma pequena réstia de esperança no profundamente falhado sistema de justiça egípcio. A libertação aconteceu pela uma hora da manhã no Cairo, Egito, e o jovem está já junto da família (na fotografia, à direita, com o irmão Tarek).

 
quarta, 11 dezembro 2013 16:18

Casos de sucesso da Maratona de Cartas: a força de não estar sozinho

O jovem ativista Jabbar Savalan, do Azerbaijão, mal podia acreditar no que via quando os guardas prisionais lhe entregaram, pela primeira vez, um saco de cartas. A maior parte era de pessoas que ele nunca conhecera, de países onde ele jamais estivera – todas o encorajavam a manter-se forte e diziam-lhe que estavam a exercer pressão sobre as autoridades no país para que o libertassem.

 
terça, 05 novembro 2013 10:40

Vitória judicial histórica de vítima de tortura do Chile

Foram precisos quase 40 anos de exílio num subúrbio londrino até Leopoldo García obter justiça, mas a decisão chegou finalmente, pela mão do Tribunal Interamericano para os Direitos Humanos.

 
segunda, 30 setembro 2013 16:40

Boas Notícias: prisioneiro de consciência recebe Prémio de Direitos Humanos

O bielorrusso Ales Bialiatski, um dos casos adotados pela Amnistia Internacional, venceu esta segunda-feira o Prémio de Direitos Humanos Václav Havel, da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

 
quinta, 10 janeiro 2013 13:38

A nossa assinatura fez a diferença

altFoi libertado o ativista Kartam Joga, que esteve mais de dois anos preso por defender os direitos dos povos indígenas (chamados Adivasi) da região de Chhattisgarth, no centro da Índia. A libertação aconteceu terça-feira, 8 de janeiro. Voltámos assim a confirmar que a nossa assinatura tem mais força do que imaginamos e pode realmente mudar vidas.

 
terça, 28 agosto 2012 14:45

Nigéria: Menor libertado ao fim de 17 anos

altApós quase duas décadas de prisão, Patrick Okoroafor foi finalmente libertado no passado mês de maio. O nigeriano tinha apenas 14 anos quando foi detido e acusado de assalto à mão armada e roubo de 5.500 nairas nigerianas (cerca de 27 euros). Dois anos depois, em 1997 e ainda menor, foi condenado à morte, mas a sentença, ilegal, foi rapidamente alterada para prisão perpétua. Em 2009 as autoridades reduziram a pena para 10 anos de encarceramento, a cumprir a partir dessa data.

 
terça, 28 agosto 2012 14:43

Irão: Mais Repórteres pelos Direitos Humanos foram libertados

 
altA 12 de abril foi libertado o ativista iraniano Kouhyar Goudarzi, depois de o mesmo ter acontecido à sua mãe, Parvin Mokhtare, em liberdade desde 18 de março de 2012. Refira-se que os dois tinham sido presos a 31 de julho e a 1 de agosto de 2011, respetivamente, com acusações que passavam por “espalhar propaganda contra o sistema” e “reunião e conspiração contra a segurança nacional”. Kouhyar foi ainda acusado de pertencer ao grupo PMOI-People’s Mojahedin Organization of Iran e de se ter manifestado, frente às Nações Unidas, pela retirada do nome da organização da lista de grupos terroristas. Foi então condenado a cinco anos de prisão e a sua mãe a 23 meses, depois de julgamentos onde não houve direito a defesa.

 

Pág. 1 de 8