6 Maio 2015

A liberdade de expressão está de novo em debate num evento que conta com a Amnistia Internacional Portugal, desta feita numa conferência organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, quinta-feira, 7 de maio, e em que participam também a jornalista Diana Andringa e o psiquiatra Daniel Sampaio.

Pela Amnistia Internacional, a coordenadora de campanhas Ana Monteiro irá partilhar a leitura que a organização de direitos humanos faz do estado da liberdade de expressão no mundo, assim como alguns dos casos de violação desta liberdade fundamental em que a AI trabalha.

É o caso, por exemplo, do jornalista angolano Rafael Marques, que enfrenta um processo criminal num tribunal de Luanda, acusado de difamação e denúncia caluniosa, por ter exposto – no seu livro “Diamantes de Sangue, Corrupção e Tortura em Angola” – alegadas violações de direitos humanos e condutas de corrupção cometidas alegadamente por generais do Exército de Angola e empresas que operam nas comunidades diamantíferas do país.

Outro caso paradigmático recente é o do blogger e ativista Raif Badawi, condenado na Arábia Saudita a dez anos de prisão e mil chicotadas por “insultos ao Islão” e criação de um fórum online de debate político.

A conferência decorrerá na Aula Magna do Hospital de Santa Maria (Avenida Professor Egas Moniz, Hospital de Santa Maria, piso 1), em Lisboa, a partir das 16h desta quinta-feira, 7 de maio.