Home PageMapa do SiteImprimir
Escolas Amigas dos Direitos Humanos

Documentação

Recursos de Educação para os Direitos Humanos

Conheça os planos de aula sobre diferentes temas de direitos humanos, com os quais poderá envolver os seus alunos nestas temáticas e inspirá-los para atuarem pelos direitos humanos.
Todos os planos de aula tem informação sobre a ligação a programas curriculares em vigor, assim como informação adicional para os/as professores/as. 
 
Conheça mais materiais de Educação para os Direitos Humanos aqui
 
Porque a sua opinião é importante para melhorarmos os nossos materiais, solicitamos que nos dê um breve feedback sobre a aplicação destes materiais com os seus alunos. Para tal pode preencher esta ficha e devolver para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
 
Muito obrigado pela sua colaboração. 
 
 
 
 

Refugiados 

Apresentação: Refugiados - Factos vs. Mitos

Notas para facilitador/a: Refugiados - Factos vs. Mitos

Ficha de atividade complementar (opcional): "Seguir em frente"

Este pacote de informação tem como objetivo apoiar o/a facilitador/a a dinamizar uma apresentação sobre os refugiados e pode ser conjugado com outras atividades complementares existentes sobre o tema e disponíveis nesta página. Tem como objetivo clarificar algumas das questões mais frequentes relacionadas com refugiados. 

 
c. Armin Weigel/dpa/Corbis  
   

Refugiados

Plano de aula
Este plano de aula proporciona uma abordagem ao tema dos refugiados e asilo para trabalhar com jovens dos 11 aos 16 anos (3º ciclo e Secundário)
 
Esta atividade permite aos participantes desenvolverem empatia com os refugiados. Através dela, os participantes experienciam o percurso de um refugiado, incluindo as (difíceis) decisões que tem que tomar quando decidem abandonar o seu país.
C.Sebastian Brötzner  
   

Refugiados

Plano de aula
Este plano de aula proporciona uma abordagem ao tema da discriminação para trabalhar com crianças dos 8 aos 12 anos (1º e 2º ciclo EB).
 
Falar sobre refugiados e direitos humanos pode parecer complexo e pouco relevante para as crianças do 1º e 2º ciclo. No entanto, as crianças convivem com os conceitos da justiça, preconceito, resolução de conflitos, escolhas e ações humanas todos os dias através da relação com os seus pares. O objetivo deste plano de aula é desenvolver estes conceitos e relacioná-los com o tema do asilo. 
 
c.Amnesty International / Eliza Goroya  
   

Discriminação

Plano de aula
Este plano de aula proporciona uma abordagem ao tema da discriminação para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais.
 
Na primeira atividade os participantes irão experienciar a desigualdade de oportunidades e o que significa ser considerado diferente. Depois, através de trabalho de grupo interativo, os estudantes irão analisar casos de discriminação direta ou indireta sentidos por diferentes grupos étnicos e sugerir soluções para ultrapassar a discriminação racial.
©ElizaGoroya  
   

Igualdade de Género

Plano de aula

Este plano de aula proporciona uma abordagem ao tema da igualdade de género para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais. 
 
Esta atividade explora os estereótipos sociais que ditam como é esperado que rapazes e raparigas se comportem e faz a ponte com a forma como os estereótipos afetam as relações interpessoais. 
c.Tim Bell/Amnesty International Australia
 
   

Liberdade de Expressão

Plano de Aula
Este plano de aula proporciona uma abordagem ao tema da liberdade de expressão para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais. 
 
Esta atividade fomenta a participação dos jovens em debates sobre as questões sociais que hoje afetam a sociedade estimulando a tomada de posição crítica e responsável.
 
Este plano de aula deve ser usado em conjunto com o DVD Free2Choose , que pode ser solicitado à Amnistia Internacional através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., sem qualquer custo.
c.Amnesty International  
   

Saúde e Desigualdades Globais

 
Este vídeo foi feito por alunos portugueses durante uma atividade da AI Portugal, expressando solidariedade com as mulheres desta comunidade.
 
Este plano de aula proporciona uma abordagem ao tema da desigualdade no acesso à saúde para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais. 
 
Esta atividade explora a influência das desigualdades sociais no acesso à saúde e define as responsabilidades dos Estados em garantir o direito à saúde para todos. 
c.Amnesty International  
   

Saúde e Desigualdades Globais aplicada à Matemática

 
Este plano de aula proporciona uma abordagem ao tema da mortalidade materna para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais, na disciplina de Matemática.
 
Nesta atividade os estudantes desenvolvem a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real, através da análise e representação gráfica de dados sobre a mortalidade materna em diferentes países e regiões geográficas.
c. Anna Kari   
   

Tortura

 
Vídeo: “Torture: Our Legacy Our Future”  Video: “Roda da Tortura” 
Este plano de aula proporciona uma abordagem ao tema da tortura para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais. 
 
Esta atividade permite aos participantes desenvolverem empatia com vítimas de tortura. Através dela, os participantes usam atividades interativas para explorar os efeitos da prática de tortura num individuo, família, comunidade ou país.
 
c. Núcleo de Chaves/AI Portugal  
   

Evolução dos direitos humanos

 
Esta apresentação proporciona uma perspetiva histórica sobre o desenvolvimento dos direitos humanos, referindo alguns dos marcos históricos que contribuíram para a sua evolução ao longo dos tempos. O documento Notas para professores contém informação adicional de apoio à apresentação. 
 
Video: A História dos Direitos Humanos. Documentário produzido por United for the Human Rights. 
 
Video: A Declaração Universal dos Direitos Humanos. Animação produzida pela Amnistia Internacional sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, para crianças.
 

 

 
MARATONA DE CARTAS 2015
A Maratona de Cartas é uma iniciativa mundial que visa chamar a atenção para casos de violações dos direitos humanos, que decorre em dezembro. Nesta altura, milhões de pessoas em todo o mundo assinam cartas em prol de indivíduos e comunidades em risco.
Conheça os materiais que preparámos para poder incentivar os seus alunos a participar no maior evento de direitos humanos do mundo. Através de casos verdadeiros, os alunos podem refletir sobre temas de direitos humanos e agir em defesa das pessoas visadas nestes casos. 
 

MARATONA DE CARTAS - para utilização nas aulas de Educação Musical

 
 
 
Este plano de aula inclui uma apresentação da Maratona de Cartas, assim como dos casos de vítimas de violações de direitos humanos visados este ano e um guia para o Professor/a. Propõe uma atividade prática para os alunos sobre estes casos que visa promover a solidariedade com as pessoas visadas.
 
MARATONA DE CARTAS - Planos de aula temáticos 
 
LIBERDADE DE EXPRESSÃO 
(Caso de Rafael Marques)
 
 
Este plano de aula proporciona uma abordagem ao tema da liberdade de expressão para trabalhar com estudantes do 3ºciclo e Ensino Secundário. 
Esta atividade explora o direito à liberdade de expressão estimulando as capacidades de comunicação assim como o pensamento crítico, usando um filme e texto informativo.
 
 
CASAMENTOS FORÇADOS 
(Caso de “Maria”)
 
 
 
 
 
 
Este plano de aula proporciona uma abordagem ao tema dos casamentos forçados para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais. 
Esta atividade permite aos participantes desenvolverem empatia com vítimas de casamentos forçados e aprofundar os conhecimentos sobre os direitos humanos e a sua proteção
 
 
DISCRIMINAÇÃO LGBTI 
(Caso de Costas e companheiro)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Este plano de aula proporciona uma abordagem ao tema da discriminação para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais. 
Esta atividade permite aos participantes desenvolverem empatia com vítimas de discriminação e aprofundar os conhecimentos sobre os direitos humanos e a sua proteção.
 
 
TORTURA 
(Caso de Yecenia Armenta)
 
 
 
 
 
 
 
Este plano de aula proporciona uma abordagem ao tema da tortura para trabalhar com estudantes com 14 anos ou mais. 
Esta atividade permite aos participantes compreenderem o que é a tortura e desenvolverem empatia com vítimas de tortura.

 

 

Escolas Amigas dos Direitos Humanos - Relatório

O projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos teve início no ano letivo 2013-2014 em 5 escolas de todo o país.

Conheça aqui o relatório de execução do primeiro ano