Home PageMapa do SiteImprimir

Seis maneiras muito práticas de proteger a sua privacidade online

233332 telemovelAqui ficam algumas dicas e ferramentas para proteger a sua privacidade. Quando se assinala o Dia Mundial Contra a Cibercensura, certifique-se que as suas fotografias e mensagens online não vão parar às mãos erradas. Proteja-se contra roubos de identidade e fraudes financeiras.

 

1) Faça sempre a atualização do computador e do telefone

Quando recebe notificações de atualização do software, faça-o de imediato. As atualizações incluem ficheiros de segurança que resolvem falhas que de outra forma permitiriam a entrada no software e ter acesso a toda a informação que se encontra no nosso computador ou telefone. A melhor coisa a fazer é ligar as atualizações automáticas para as aplicações do sistema operativo.

2) Use palavras-passe complicadas

A vulnerabilidade dos dados é frequente – por isso, se usa a mesma palavra-passe para todas as aplicações, quando esta é roubada todas as suas outras contas ficarão em risco. Assim:

- Escolha letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.

- Use uma palavra-passe que só faça sentido para si, como um livro que goste ou uma expressão.

- Use um gerador de palavras-passe para que seja forte e guarde-a.

3) Crie um duplo fator de autenticação

Este é, na prática, mais um passo para aceder à sua conta. Por exemplo, depois de introduzir a sua palavra-passe, receber um sms com um código de seis algarismos. Isto torna mais difícil aceder às suas contas, uma vez que – mesmo que consigam roubar a sua palavra-passe – precisarão também do seu telemóvel. Muitas aplicações têm duplo fator de autenticação, incluindo o Gmail, Facebook e Twitter. 

4) Use "https"

Se os links na barra de endereços do seu browser começam com “http” isto significa que a ligação é aberta, alguém que entre na sua ligação de internet pode ver o que está a escrever ou a ver. Para saber se a ligação https que usa é segura verifique o ícone na barra de endereços. (Se o cadeado tiver uma cruz em cima, a ligação pode não estar protegida). Existem websites que não têm ligação segura https. Pode fazer download do HTTPS Everywhere – que é uma extensão do browser que ajuda a encriptar a barra de endereços.

5) Chat no Signal

O Signal Private Messenger foi descrito como o “padrão de ouro” das aplicações de mensagens instantâneas e a sua tecnologia de encriptação como “a melhor do género”. É desenvolvido por uma organização sem fins lucrativos e é uma open source, o que significa que os peritos podem testar as “backdoors”. O protocolo do Signal é tão conceituado que é usado pela WhatsApp, Facebook Massenger e o Google Duo para a encriptação end-to-end.

6) Marque reuniões no Jitsi Meet

O Jitsi Meet é um serviço de vídeo conferencia de fácil uso que funciona no browser e que tem encriptação end-to-end.

 

Excerto de artigo que irá ser publicado na revista da Amnistia Internacional Portugal, entregue gratuitamente a todos os membros e apoiantes. Consulte as edições anteriores.

 
 

ban door2door

bannerf2f2017a