Home PageMapa do SiteImprimir

Projeto Stop Bullying

O projecto “Stop Bullying! Uma abordagem baseada nos direitos humanos para combater a discriminação nas escolas”, enquadrado no programa de Educação para os Direitos Humanos da Amnistia Internacional, pretende contribuir para a redução do bullying e das atitudes discriminatórias em quatro países europeus que constituiram entre si esta parceria (Itália, Polónia, Irlanda e Portugal), para a integração dos direitos humanos em todos os aspetos da vida educativa das Escolas Amigas dos Direitos Humanos que participam neste projeto.

 

Objetivos:

Os objetivos específicos do projeto são:

  • Informar e formar os membros da comunidade escolar sobre as ligações existentes entre bullying e discriminação.

  • Encorajar a criação de um ambiente escolar seguro onde as práticas e políticas anti bullying/antidiscriminação são adotadas e praticadas em todos os aspetos da vida escolar e numa base diária.

  • Capacitar os jovens para a promoção da não discriminação e para a realização de ações contra o bullying.

 

Escolas participantes no projeto:

O projeto teve início em setembro de 2014, e, numa primeira fase, o balanço realizado até março de 2015 permite analisar que foram dinamizadas 31 oficinas de formação e sensibilização, envolvendo 389 alunos, 81 professores e 76 assistentes operacionais, nas seis escolas nacionais onde decorre o projeto, nomeadamente:

Escola Básica e Secundária do Levante da Maia - Porto

Escola Secundária Dr. Serafim Leite - S. João da Madeira

Escola Básica e Secundária Pedro Ferreiro - Ferreira do Zêzere

Escola Secundária Professor Reynaldo dos Santos - Vila Franca de Xira

Escola Secundária Gama de Barros - Cacém

Escola Secundária Rainha D. Isabel - Estremoz

 

Sobre o projeto:

O projeto terá uma duração de dois anos e no final pretende-se que haja uma redução em 33% das incidências de bullying nas Escolas Amigas dos Direitos Humanos.

Igualmente ambiciona-se que as escolas possam dar continuidade aos planos, atividades e estratégias construídas durante o decurso do projeto, para tornar cada contexto educativo mais seguro e participativo, com a alteração de um conjunto de princípios pedagógicos orientadores, referenciados de forma permanente nos planos anuais de atividades ou nos regulamentos internos de cada escola.

"Stop Bullying! - uma abordagem baseada nos direitos humanos para combater a discriminação nas escolas" resultou de uma candidatura europeia no âmbito Daphne III, 2014-2016. O projeto foi o integrado no plano de atividades para os anos 2015-2017, a par das atividades que já decorrem no contexto do dia-a-dia das escolas no sentido de se tornarem “amigas dos direitos humanos”.

 

Álbum ilustrativo das sessões e ações:

    

Formação de alunos, Escola Básica e Sec. Levante da Maia, Porto            Formação de alunos, Escola Básica e Sec. Levante da Maia, Porto

 

    

Formação de professores, Escola Básica e Sec. Levante da Maia, Porto     Formação de ativistas, sede da AI Portugal, Lisboa

 

    

Formação de alunos, Escola Sec. Dr.Serafim Leite, S. João da Madeira      Campanha, Escola Sec. Dr. Serafim Leite, S. João da Madeira

 

    

Formação de alunos, Escola Sec. Dr.Serafim Leite, S. João da Madeira      Formação de alunos, Escola B. e Sec. Pedro Ferreiro, Ferr. do Zêzere

 

 
 

ban door2door

bannerf2f2017a