13 Março 2014

Por todo o mundo milhares de pessoas vão assinalar esta terça-feira, 13 de março, o terceiro aniversário da guerra na Síria, com vigílias, lançamento de balões vermelhos e ações nas redes sociais, numa mensagem maciça de solidariedade e de esperança para os civis em sofrimento.

A campanha #WithSyria resulta de um esforço conjunto de 115 agências humanitárias e grupos de defesa dos direitos humanos oriundos de 24 países – em que se incluem a Amnistia Internacional, a Save the Children, a Oxfam, a Hand in Hand for Syria e o Comité Internacional de Salvamento. O propósito é o de lançar, em vésperas de se cumprirem os três anos da guerra (a 15 de março), um apelo global aos líderes mundiais para que assumam o compromisso de garantir que este será o último aniversário do horror e derramamento de sangue na Síria.

As vigílias vão decorrer esta noite de 13 de março de Moscovo a Washington, do campo de refugiados de Za’atari, na Jordânia, a Times Square, em Nova Iorque, durante as quais será também exibido o filme animado da campanha #WithSyria, inspirado na imagem da “rapariga do balão vermelho” que foi agora recriada pelo artista de rua britânico Banksy a partir do seu icónico mural “There Is Always Hope”.

#WithSyria visa que sejam tomadas ações urgentes, incluindo por parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que assegurem a chegada de ajuda humanitária aos sírios, sobretudo às zonas povoadas por civis que se encontram sob cerco armado há meses ininterruptos e onde as pessoas estão a morrer à fome e devido à falta de assistência médica. Esta campanha tem também por objetivo que as vozes dos civis sírios sejam ouvidas e tidas em conta em conversações de paz que devem ser relançadas prontamente.

“Os civis na Síria tem sido sujeitos a incontáveis violações de direitos humanos nos últimos três anos, incluindo no contexto de cercos armados”, sublinha o secretário-geral da Amnistia Internacional, Salil Shetty. “A resolução [2139 do Conselho de Segurança] das Nações Unidas sobre o acesso da ajuda humanitária constitui uma oportunidade para a comunidade internacional pressionar e fazer mais pelo fim dos cercos e para que seja dado acesso incondicional das organizações internacionais humanitárias aos civis. Não se pode deixar passar esta oportunidade”, insta ainda.

O diretor da Save the Children, Justin Forsyth, lembra, por seu lado, que “ao longo de três anos, as crianças sírias suportaram um sofrimento inaceitável”. “O impacto da crise tem sido devastador. Os médicos com que trabalhamos no terreno dizem-nos que estão a ter de amputar membros a crianças simplesmente porque não há antibióticos básicos para tratar ferimentos menos sérios e que recém-nascidos estão a morrer nas incubadoras devido aos frequentes cortes de eletricidade”, relata.

“O acesso total da ajuda humanitária ajudaria a fazer chegar medicamentos e tratamento clínico muito necessários aos feridos e às crianças doentes. A resolução das Nações Unidas que determina o acesso da ajuda tem de ser posta em prática. As vigílias desta noite [quinta-feira, 13 de março, em dezenas de cidades do mundo inteiro] servem para mostrar às pessoas na Síria que nos preocupamos e que estamos a exigir aos líderes mundiais que ajam para pôr fim a este conflito já”, prossegue Justin Forsyth.

E o ator britânico Idris Elba, que faz a narração do filme da campanha #WithSyria inspirado na nova peça de arte de Banksy (na foto), explicou que “foi muito importante dar a voz, e assim expressar apoio, a esta belíssima animação”. “Os civis sírios continuam a pagar o preço mais alto de um conflito que já destruiu milhões de vidas. Todos temos de nos erguer hoje em solidariedade com a Síria”, frisa.

Pode ver aqui o filme animado feito para a campanha #WithSyria, que conta com a narração de Idris Elba e música da banda britânica Elbow, numa produção e realização dos Hi-Sim Studios e da RSA Films. http://bit.ly/O5Neyl

Junte-se também à campanha online e partilhe nas redes sociais a imagem recriada por Banksy para a sua imagem icónica “There Is Always Hope” com a hashtag #WithSyria. http://on.fb.me/1lZLoNu

E assine a petição da Amnistia Internacional apelando aos membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para que garantam o cumprimento da resolução 2139, a qual determina livre acesso da ajuda humanitária aos civis que se encontram em sofrimento devido ao conflito na Síria. Ajudem-nos a que não haja um quarto aniversário desta guerra que causou já mais de 100 mil mortos e 9.3 milhões de refugiados e deslocados: http://bit.ly/1gmZftz

 

Artigos Relacionados