30 Abril 2014

O Secretário-Geral da Amnistia Internacional, Salil Shetty, visitará Portugal nos próximos dias 4 e 5 de maio. Um encontro com o Primeiro-Ministro português, Pedro Passos Coelho, e uma conferência sobre Europa na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa são dois dos momentos da agenda do Secretário-Geral da Amnistia Internacional em Portugal. É a primeira visita de um secretário-geral da organização de direitos humanos a Portugal, em quase vinte anos.

No domingo, dia 4 de maio, o Secretário-Geral da Amnistia Internacional terá um primeiro dia de agenda reservado sobretudo aos membros e apoiantes da Amnistia Internacional em Portugal.

No dia 5 de maio, o Secretário-Geral da Amnistia Internacional participará de manhã numa conferência promovida pela Amnistia Internacional e pelos Instituto Europeu e Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, intitulada: “Direitos humanos na Europa: que desafios para o futuro?”.

Em ano de eleições europeias, e no país que terá inspirado a criação da própria Amnistia Internacional – antes do regime democrático, que cumpre agora quatro décadas – a secção portuguesa da organização junta-se à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa para promover o debate sobre o futuro dos direitos humanos na Europa. Direitos económicos e sociais, refugiados, minorias e discriminação, liberdades e democracia são alguns dos temas da conferência, que conta com as intervenções de Mário Soares, considerado prisioneiro de consciência pela Amnistia Internacional e “prisioneiro do ano” da Amnistia em 1968, Catarina Albuquerque, Relatora da ONU para o Direito à Água e Saneamento, e do deputado ao Parlamento Europeu Carlos Coelho. A intervenção final caberá ao Secretário-Geral da Amnistia Internacional. Conheça aqui o programa completo: http://bit.ly/ProgramaConferenciaAIFDL

Na tarde do dia 5 de maio, o Secretário-Geral da Amnistia Internacional será recebido pelo Senhor Primeiro-Ministro na Residência Oficial, em São Bento. A situação de direitos humanos em Portugal e temas de relações internacionais serão assuntos em destaque.

 

Artigos Relacionados