18 Julho 2013

18 de julho, dia do nascimento de Nelson Mandela, foi também declarado Dia Internacional com o nome do líder sul-africano.

O objetivo é “reconhecer o contributo do ex-Presidente para a cultura de paz e liberdade” em todo o mundo, lê-se na página das Nações Unidas. O mesmo foi reconhecido pela Amnistia Internacional em 2006, ao atribuir-lhe o título de Embaixador de Consciência.

Advogado de direitos humanos, prisioneiro político, pacificador e primeiro presidente democraticamente eleito numa África do Sul livre são algumas das qualificações reconhecidas a Nelson Mandela. Aos 95 anos o seu legado passa pela resolução de conflitos, pela promoção do diálogo inter-racial, pela reconciliação e por lutas como a da igualdade de género.

Um resumo de 67 anos de trabalho (ou melhor, de vida) dedicados à Humanidade. Por isso, neste Dia Internacional Nelson Mandela a Fundação do ex-presidente pede a todas as pessoas do mundo que dediquem 67 minutos do seu tempo aos outros – 1 por cada ano dedicado pelo defensor de direitos humanos.

Deixamos desde já uma proposta: no próximo minuto junte-se à base de dados de ativistas que está a ser criada pela Amnistia Internacional Portugal. Dê o seu nome à liberdade e passará a receber petições periodicamente. Só tem de as ler e aceitar, para que o seu nome fique rapidamente associado a essas causas. No próximo minuto, deixe a sua marca no mundo: www.amnistia-internacional.pt/daoteunome.

 

 

Artigos Relacionados