5 Outubro 2015

O Grupo de Estudantes da Amnistia Internacional da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (AI/FPCEUP) dá seguimento ao ciclo Escuta Ativa: Debates pelos Direitos Humanos esta quarta-feira, 7 de outubro, e desta feita com o tema das prisões em Portugal, pondo o enfoque nas condições e sobrelotação prisional.

Este debate conta a participação do presidente da Assembleia Geral da AI Portugal, Manuel Almeida dos Santos. A chamada ao debate, de entrada livre, é para as 15h de 7 de outubro, na sala 249 da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

O Relatório Anual de 2015 da Amnistia Internacional frisa que, no que toca às condições prisionais em Portugal e em matéria de tortura e outros maus-tratos, dois guardas prisionais foram condenados, em julho de 2014, pelo Tribunal de Paços de Ferreira a oito meses de pena suspensa por uso excessivo da força, em 2010, contra um recluso do estabelecimento prisional de Paços de Ferreira. Acresce que em dezembro de 2013, o Comité contra a Tortura das Nações Unidas reportou situações de maus tratos e de uso excessivo da força bem como de sobrelotação das cadeias e condições prisionais deploráveis no país, particularmente nos estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo e Estabelecimento Prisional de Lisboa.

O ciclo Escuta Ativa do Grupo de Estudantes AI/FPCEUP – que há cerca de duas semanas abordou o tema da crise global de refugiados – decorre nos meses de setembro a novembro de 2015, levando a debate vários temas de direitos humanos.

 

Artigos Relacionados